quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Risco de novas greves atormenta o Planalto


Vera  Batista
Correio Braziliense     -     06/09/2012




Governo acompanha negociações de bancários, petroleiros, metalúrgicos e carteiros, que pedem reajuste real de até 10%. CUT quer derrubar fator previdenciário

O governo voltou a acender o sinal de alerta. Depois de se livrar da pressão dos servidores públicos federais, que atormentaram o país com uma greve que ainda acarreta prejuízos ao país, começa a prever problemas provocados por categorias profissionais poderosas que estão em fase de negociação salarial. 

Fortalecidas, elas exigem ganhos reais (acima da inflação) de até 10%, ameaçam cruzar os braços e rejeitam as propostas das empresas. São os casos de bancários, petroleiros, carteiros, químicos e metalúrgicos, com datas-base marcadas para os próximos três meses. A orientação da presidente Dilma Rousseff é acompanhar os movimentos com lupa, porque ela não quer ver uma nova rodada de greves e de desconforto para a sociedade, sobretudo em relação a funcionários do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, da Petrobras e dos Correios.

Pauta destravada
Para tentar contornar eventuais transtornos, o Palácio do Planalto consultou a Central Única dos Trabalhadores (CUT). Recebeu o recado de que não será fácil conter os ânimos, se as empresas resistirem. Ontem, o presidente da Central, Vagner Freitas, encontrou-se com a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e com o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, além de lideranças de vários partidos políticos. Objetivo: destravar a pauta de negociações com o governo e levar à votação vários projetos de interesses das centrais que estão parados no Congresso.

"Queremos, entre outras garantias, o fim do fator previdenciário. Creio que o assunto começará a ser revisto em outubro", contou Freitas. O Planalto já sinalizou que aceita o fim do fator desde que haja mudanças nas regras de aposentadoria. Propõe um sistema de transição para os trabalhadores regidos pelo sistema atual: os homens poderão pendurar as chuteiras se a soma do tempo de contribuição à Previdência Social e da idade atingir 95 anos e as mulheres, 85. 

Os novos, depois da mudança da lei, só poderão deixar o mercado de trabalho a partir dos 60 (mulheres) e 65 anos (homens). A CUT propõe ainda a isenção do Imposto de Renda (IR) sobre a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) paga pelas empresas. "Estamos negociando com Gilberto Carvalho (secretário-geral da Presidência da República). Marcamos uma reunião para semana que vem", disse o sindicalista.

Ontem, os bancários avisaram que entrarão em greve no dia 18. Não aceitaram o reajuste linear de 6% proposto pelos bancos — querem 10,25%. "Condições para dar aumentos maiores os bancos têm", afirmou Carlos Cordeiro, do Comando Nacional dos Bancários. Os petroleiros querem 10% de aumento real, os carteiros quase 6% e os químicos, 5%. A campanha salarial na Petrobras começou em 31 de agosto, com a entrega de uma pauta à empresa. Os trabalhadores prometem fazer operação-padrão na semana que vem.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra