sábado, 22 de setembro de 2012

STF impõe limites à greve da Polícia Federal


ALESSANDRA HORTO
O DIA     -     22/09/2012





Rio -  O Superior Tribunal de Justiça (STJ) impôs limites à greve dos policiais federais no País. O STJ determinou que a categoria mantenha 100% de suas atividades de plantão em aeroportos e portos, e assegurar o atendimento das demandas da Justiça Eleitoral, no primeiro e segundo turnos das eleições de outubro.

A decisão provisória do STJ também estabelece a “manutenção de 70% do serviço nas atividades da Polícia Judiciária, de Inteligência e em unidades de fronteira; 50% nas funções de Polícia Administrativa; e 30% nas tarefas residuais”. O texto prevê multa diária de R$ 100 mil caso a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) descumpra os percentuais mínimos previstos.


Para o ministro Herman Benjamin, do STJ, há “evidente risco de dano irreparável para o estado e à sociedade, caso a paralisação tenha prosseguimento”. Ele reconheceu a importância jurídico-política do direito de greve dos trabalhadores da PF, mas verificou “sério conflito entre o direito de greve pelo servidor público e o direito social à fruição de serviços públicos adequados e contínuos, cuja solução exige o necessário juízo de ponderação”.


Em agosto, o STJ proibiu os agentes da Polícia Federal de realizarem operação-padrão nos aeroportos e portos.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra