sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Apresentação do maestro João Carlos Martins abre comemorações do Dia do Servidor


Agência Senado     -     05/10/2012




O Senado Federal promove na segunda-feira (8) a palestra “Superando obstáculos: A música venceu”, com o pianista e maestro João Carlos Martins. Fundador da Bachiana Filarmônica Sesi-SP e conhecido como um dos melhores intérpretes da obra de Johann Sebastian Bach, ele falará sobre a sua experiência e sobre como a paixão pela música é capaz de ajudar as pessoas a superar as dificuldades. O evento abre uma série de ações em homenagem ao Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro.

Em seguida, o músico tocará acompanhado por um quinteto de Brasília. No repertório, estarão peças de Bach e Tom Jobim. O evento será realizado no auditório Petrônio Portela, no Senado, a partir da 16h. A entrada é franca e sem restrição de idade.

Música para Crianças

No mesmo auditório, na terça-feira (9), haverá apresentações do grupo Tambores de Responsa – Projeto Social Fábrica da Cidadania, e do projeto Música para Crianças, da Universidade de Brasília (UnB).

Criado há dois anos, o Tambores de Responsa, desenvolvido pelo Instituto de Educação, Esporte, Cultura e Artes Populares (IECAP), é formado por 400 crianças e adolescentes que aprendem a fazer os próprios instrumentos musicais e a tocar os diferentes estilos de música brasileira, como afroreggae e maracatu.

O Música para Crianças é desenvolvido há 10 anos pela UnB e atende aproximadamente 1.000 alunos, desde os primeiros meses de vida até os dez anos de idade. Por meio da iniciativa, as crianças e os seus familiares integram atividades lúdicas e pedagógicas, que possibilitam o desenvolvimento imaginativo, artístico e social dos participantes.

Exposição

No dia 10, será inaugurada a exposição “Era uma vez... 85 anos de direitos garantidos para as crianças”, com 12 painéis que narram a evolução do direito da infância no Brasil. Serão distribuídos álbuns de figurinhas com esse tema, exemplares do Estatuto da Criança e do Adolescente em quadrinhos, de autoria do cartunista Maurício de Souza, e pipas personalizadas com os dizeres “Meu Direito de Brincar”.

Além dos eventos abertos, serão realizadas atividades voltadas especificamente para o público interno, como um café da manhã para os novos servidores e homenagens aos antigos, previstas para o dia 15.

Durante todo o mês, haverá palestras sobre administração, acessibilidade, saúde e bem-estar e a apresentação de um grupo de samba. Em parceria com a Associação de Servidores do Senado (Asefe), ocorrerá ainda o 1º Torneio Esportivo do Legislativo, com as modalidades futebol, natação, sinuca e xadrez.

As comemorações se encerram no dia 31, com uma apresentação do Coral do Senado, quando será lançada a Campanha de Natal.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra