domingo, 14 de outubro de 2012

Confusão dos diabos


Eliane Cantanhêde

Folha de S. Paulo     -     14/10/2012




BRASÍLIA - Um funcionário do Senado "roubou" o número de um CPF alheio, bisbilhotou os salários de oito colegas e foi pego pelo CPU do seu computador, gerando uma confusão dos diabos e a ameaça de processo de demissão.

Para que o servidor foi escarafunchar os salários de colegas? Para exercitar sentimentos da alma, como inveja, ciúme, competição?

Ou para repassar a agiotas, por exemplo? Vá se saber.

Abrir os salários dos diferentes cargos e funções, nos três Poderes e nas três esferas da administração, com a possibilidade de cortes específicos, como desvio de padrão, excessos ou acumulações malandras, tudo bem. Mas a exposição indiscriminada de salários, pessoa a pessoa, não apenas cria constrangimentos como atiça um emaranhado de interesses comerciais, não raro escusos.

A exposição sem critério de salários começa a gerar uma indústria paralela de dados para imobiliárias, agências de viagens, doleiros e serviços de mil e uma utilidades, deturpando uma intenção original correta: garantir o acesso da população a informações sobre desvios e excessos de salários que ela paga a servidores que -o termo já diz tudo- são públicos.

Em vez disso, todos, sem exceção, estão expostos à visitação pública e aos sentimentos e ações mais adversos. Imagine, na sua empresa e na sua família, o colega da mesa ao lado tendo acesso ao seu contracheque, o cunhado descobrindo que você ganha o dobro e o vizinho deleitando-se ao saber que seu salário é metade do dele.

O colega, de rabo de olho, ruminando no trabalho: "O que ele tem que eu não tenho? Ele ganha mais por que é alto e eu sou baixo, ou porque é magro e eu sou gordo?"

Transparência é fundamental, mas generalizações costumam ser perigosas e o direito à privacidade é um princípio universal. Pelo menos, deveria ser.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra