sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Funcionalismo público: Nova lei de greve entrará em vigor em 2013


ALESSANDRA HORTO
O DIA     -     12/10/2012





Rio -  O Executivo Federal envia até dezembro, ao Congresso Nacional, minuta de projeto de lei de greve para todos os integrantes do serviço público. A expectativa é que as normas entrem em vigor no próximo ano, como instrumento de apoio aos gestores públicos de todas as esferas.


O secretário executivo adjunto do Ministério do Planejamento, Valter Correia, declarou que o país precisa “urgentemente” de uma legislação de equilíbrio, garantindo os direitos dos cidadãos e dos servidores. Foi durante o 87º Fórum Nacional de Secretários de Estado da Administração, em Brasília.


O governo defende que é necessário aprovar uma lei para se estabelecer, com critério, a legalidade das paralisações dos servidores. O projeto é elaborado pelo Ministério do Planejamento em parceria com a Advocacia Geral da União (AGU), o Ministério do Trabalho e Emprego, o Ministério Público e os estados.


Entre as principais questões focadas, está a necessidade de se estabelecer acordo para estipular quais serão os serviços que devem ser mantidos, sem que a população seja prejudicada. Áreas como Saúde e Segurança deverão receber imposições de limites e regras mais duras.


A expectativa do governo federal é aprovar o texto no Congresso Nacional, para que as regras sejam aplicadas em todos os estados. Correia defendeu que será um grande desafio aprovar a lei e completou que o resultado vai trazer conforto para todos os membros do Executivo e a sociedade. “Estamos falando de uma lei complexa e muito polêmica. Precisamos de um regramento claro, dando base para que o Judiciário saiba como agir e onde pode intervir”, afirmou o secretário.


Para o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), Eduardo Diogo, a lei de greve vai evitar abusos e garantir o funcionamento dos serviços primordiais.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra