quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Regra da ANTT vale para estradas federais e beneficia frota que presta serviço ao poder público


Danilo Fariello
O Globo     -     25/10/2012




BRASÍLIA -  A resolução 3.916 da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), publicada ontem no Diário Oficial da União, tornou regra a isenção para carros oficiais de pagamento de pedágios nas rodovias federais concedidas à iniciativa privada. Essa dispensa já era prevista nos contratos de concessão das estradas, mas agora foi ratificada e ampliada a todos os veículos a serviço do poder público.

No caso dos veículos que prestam serviço, eles devem ser cadastrados previamente nos sites das concessionárias e apresentar esse comprovante nas praças de pedágio.

Concessionárias avaliam impacto

A decisão prevê a passagem livre para automóveis a serviço de União, estados e municípios, seus respectivos órgãos ou departamentos, autarquias ou fundações públicas, além de veículos de uso do corpo diplomático.

No caso dos carros oficiais, os automóveis com placas azuis e caracteres brancos (de uso da diplomacia); brancas com caracteres pretos; ou pretas com letras e números dourados (de uso dos governos) deverão ter passagem gratuita e automática pelas praças de pedágio.

Segundo a Associação Brasileira das Concessionárias de Rodovias (ABCR), as empresas responsáveis pelas estradas ainda estão analisando os impactos da ampliação da isenção para carros alugados pelos governos.

revisão de contrato é descartada

A norma publicada ontem pela ANTT já deixa claro que as concessionárias não poderão tentar recompensar a isenção com revisão dos contratos: "A isenção do pagamento da tarifa pedágio para veículos oficiais e contratados de prestadores de serviço não gera direito a reequilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão".


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra