quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Servidores contratados a partir de fevereiro de 2013 já terão de aderir a fundo de previdência


Blog do Josias     -     24/10/2012




A ministra Miriam Belchior (Planejamento) informou que os funcionários contratados a partir de fevereiro de 2013 terão de aderir ao fundo que será gerido pela Funpresp (Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal). Do contrário, receberão ao se aposentar o teto máximo do INSS para os trabalhadores da iniciativa privada –hoje fixado em R$ 3.912 mensais.

A nova regra vale para o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. Os servidores já contratados terão a opção de aderir ao Funpresp. Para os novos, a adesão será a única alternativa para fugir das limitações do INSS. Regulamentado no mês passado, o Funpresp visa reduzir o déficit da Previdência.

Cada poder tem a prerrogativa de criar o seu próprio fundo. Nesta terça (23), Miriam esteve com o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS). Negocia-se a inclusão do Legislativo no Funpresp do Executivo. Algo que permitiria melhorar a rentabilidade do fundo, já que há no Legislativo apenas 8 mil funcionários em condições de aderir à novidade, ao passo que no Executivo há 480 mil.

Pretende-se unificar num único fundo de previdência complementar os servidores do governo federal, da Câmara, do Senado, do Tribunal de Contas da União e do Ministério Público da União. O Judiciário planeja gerir o seu fundo de forma autônoma, sem misturar suas contas com os outros Poderes.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra