terça-feira, 27 de novembro de 2012

Câmara aprova projeto que autoriza 80 cargos no STJ


Erich Decat
Folha de S. Paulo     -     27/11/2012





BRASÍLIA - A Câmara aprovou nesta terça-feira (27) projeto que autoriza a criação de 80 cargos comissionados para o STJ (Superior Tribunal de Justiça). O valor do salário para os novos funcionários é de cerca de R$ 10 mil mensais. A proposta segue para votação no Senado.


Apesar de aprovada, a inclusão da criação de cargos para o STJ foi contestada no plenário por integrantes do PT e da oposição. O anexo que prevê a contratação de novos funcionários foi inserido na Comissão de Trabalho da Casa, e não estava prevista no texto inicialmente.


No entendimento de alguns deputados, no momento que foi inserido na Câmara a proposta de criação de novos cargos, ela passou a se tornar inconstitucional, uma vez que apenas o Executivo tem a prerrogativa de criar os novos postos.


O texto original tratava sobre a criação de três varas federais no Estado do Amapá com os respectivos cargos de Juiz Federal e de Juiz Federal substitutivo.


"Vamos recorrer ao Supremo Tribunal Federal contra essa prática do Poder Executivo", disse o deputado Pauderney Avelino (DEM-AM).


"Não tem amparo legal", afirmou o deputado Bohn Gass (PT-RS).
Os dois, no entanto, foram vencidos pela maioria.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra