sexta-feira, 30 de novembro de 2012

ENTREVISTA COM EVA CHIAVON, PRESIDENTA DO CONSELHO DELIBERATIVO DA FUNPRESP-EXE


MPOG      -     30/11/2012




Brasília - Nesta sexta-feira (30), tomou posse o Conselho Deliberativo da Funpresp-Exe. 

A secretária-executiva do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Eva Chiavon é a presidenta do Conselho. Em entrevista, ela fala sobre a importância da criação do novo fundo. Confira abaixo:

Qual é a importância da instituição do Fundo de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp) para a previdência brasileira?


A Funpresp-Exe é um projeto de Estado, é um projeto de Nação. A instituição do fundo é um momento histórico para o país, pois vai estancar o déficit da previdência dos servidores, possibilitando a reversão desta situação no longo prazo.


A Funpresp-Exe concretiza um projeto iniciado em 2003 com a autorização pela Constituição do regime de Previdência Complementar para os Servidores Públicos. E, sobretudo, passa a dar tratamento isonômico a servidores do setor público e aos trabalhadores da esfera privada no que diz respeito à previdência.


O que o Funpresp-Exe traz de modernização para o sistema previdenciário do Brasil?


O Brasil tem o oitavo maior sistema de previdência complementar do mundo. Com a Funpresp-Exe será dado mais um passo para a consolidação do sistema. Nos Estados Unidos a previdência complementar representa mais de 60% do PIB; no Japão 72% e na Inglaterra 80%. É uma tendência mundial.


Atualmente, com o déficit de previdência e com o envelhecimento da população – em 5 anos, 40% da força de trabalho do serviço público federal estará em condições de se aposentar –, a tendência do déficit previdenciário seria aumentar; e a Funpresp-Exe foi criado para reverter este processo.


A Funpresp-Exe chega também para dar mais transparência, controle e previsibilidade aos gastos com a Previdência Pública. A ideia é reduzir os riscos e permitir melhor gestão dos recursos públicos.


A fundação também será uma nova investidora institucional, capaz de fortalecer o mercado de investimentos e possibilitará a expansão do financiamento do desenvolvimento econômico e social.


O que os servidores podem esperar do Funpresp?


A Funpresp-Exe traz garantia, segurança e proteção para o futuro dos novos servidores públicos. Chega para solucionar os problemas previdenciários para as próximas gerações de servidores.


O novo sistema traz características muito mais vantajosas para os servidores, que agora poderão portar sua poupança previdenciária caso migrem para outro fundo e terão autonomia para acompanhar a gestão dos recursos que garantirão sua aposentadoria.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra