quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Governo prepara pareceres sobre cotas no serviço público


Folha de S. Paulo     -     21/11/2012




SÃO PAULO - A ideia de anunciar cotas para negros no serviço público federal na cerimônia de comemoração do Dia da Consciência Negra no Palácio do Planalto fracassou, mas o governo já solicitou pareceres para tirar a ideia do papel. A proposta é defendida pessoalmente pela presidente Dilma Rousseff.

"Essa discussão está em curso dentro do governo, estamos colhendo pareceres de vários setores, do próprio Ministério do Planejamento e da Advocacia-Geral da União para que, com esses pareceres, possamos levar uma posição governamental para a presidente, para ela poder fazer a decisão final com relação a isso", disse a ministra Luiza Bairros (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial), após participar de cerimônia no Palácio do Planalto que estendeu o programa federal Brasil Sem Miséria às comunidades quilombolas.

Como a Folha antecipou em outubro, o sistema de cotas atingiria tanto os cargos comissionados quanto os concursados no governo federal. O percentual ainda está para ser definido e depende de avaliação das áreas jurídica e econômica da Casa Civil, já em andamento.

"A presidente Dilma, conforme ela afirmou aqui hoje, tem uma posição inequívoca sobre a importância das ações afirmativas e mais particularmente das cotas como instrumento fundamental para se superar a desigualdade racial no Brasil", disse a ministra.

Na tarde desta quarta-feira (21), a presidente voltou a dizer que o governo repara "injustiças históricas" ao resgatar a história de luta das comunidades quilombolas. "Nós temos de saber a importância de nossas raízes nacionais", disse Dilma.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra