quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Juízes manterão protestos


Vera  Batista
Correio Braziliense     -     08/11/2012




Maioria dos magistrados do país cruzou os braços nos últimos dias para cobrar do governo reajuste salarial de 28,86%

A paralisação dos juízes nos últimos dois dias teve repercussão em todo o país. Segundo balanço da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), 90% dos cerca de quatro mil magistrados aderiram ao movimento. 

A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) informou que 60% dos associados (1.700) não trabalharam. Eles fizeram atos de protesto para demonstrar a insatisfação da carreira com a falta de uma política remuneratória e visitaram parlamentares, em busca de apoio para a reposição de perdas salariais de 28,86% desde 2005, quando começou o subsídio em parcela única. A meta é manter a pressão sobre o governo.

Pela manhã, entregaram a pauta de reivindicações ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ayres Britto. Na parte da tarde, reuniram-se com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e com o senador Romero Jucá (PMDB-RR), relator-geral do Orçamento de 2013. 

A conversa com Jucá foi considerada estratégica e decisiva, porque qualquer aumento de salário, após o encerramento das negociações, em 31 de agosto, depende de previsão de receita. Os juízes reclamam que, todo ano, o presidente do Supremo envia a proposta salarial da categoria para o Executivo, e este sequer repassa o pedido ao Congresso.

Tanto Sarney quanto Jucá, segundo a Anamatra, afirmaram que apoiam o movimento e já tentaram defender aumentos salariais de servidores com a presidente Dilma Rousseff. Mas ela se mantém firme na decisão de não ampliar os gastos.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra