quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Por reajuste salarial, auditores fiscais farão nova 'operação-padrão'


Lucas Marchesini
Valor Econômico     -     15/11/2012





BRASÍLIA - Os auditores fiscais da Receita Federal decidiram realizar “operação-padrão” em todas as aduanas do país a partir da próxima segunda-feira, 19. O movimento continuará, segundo o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (SindiFisco), até a próxima sexta-feira, 23. A mobilização deve afetar exportações e importações, complicando ainda mais os resultados da balança comercial brasileira.


A categoria pressiona por reajuste salarial de 15,8% em três anos, proposta feita pelo governo em agosto deste ano, mas recusada pela categoria durante a greve parcial dos servidores públicos federais.


Além da mobilização da próxima semana, outra “operação-padrão” já está prevista para a semana de 10 de dezembro.  “Nada será desembaraçado, exceto perecíveis, inflamáveis e medicamentos”, informou o SindiFisco, em nota.


Na última paralisação, em agosto, 92% do funcionalismo público federal aceitou a proposta do governo, mas os auditores fiscais, juntamente com outras poucas categorias, recusaram o aumento proposto. Agora, eles tentam pressionar o governo para reabrir as conversas no Congresso.


O Ministério do Planejamento já se pronunciou em outras ocasiões afirmando que as negociações salariais para 2013 foram encerradas com o envio da proposta da Lei Orçamentária de 2013 ao Congresso. Agora, segundo o ministério, novos reajustes somente serão possíveis a partir de 2014.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra