sábado, 3 de novembro de 2012

Pressa para regulamentar greve


ALESSANDRA HORTO
O DIA     -     03/11/2012





Rio -  O governo federal corre para aprovar o quanto antes a regulamentação da greve no funcionalismo público, incluindo os servidores estaduais e municipais. Um dos objetivos é colocar “ordem na casa” para que todas as partes envolvidas — governo e representantes dos servidores — saibam quais são os seus direitos e deveres e as punições que devem ser aplicadas em caso de possíveis exageros.

Em entrevista à Coluna, o secretário de Relações do Trabalho do Ministério doPlanejamento, Sérgio Mendonça, reafirmou a intenção do governo: “Temos pressa para resolver o problema o mais breve possível, regulamentar e chegar ao censo comum. É necessário buscar o equilíbrio para que haja eficiência no processo de negociação”.

Sobre a preocupação de se criar regras mais rígidas para algumas áreas específicas, Mendonça explicou que Saúde, Educação e Segurança são relevantes e que naturalmente haverá atenção especial. Contudo, ele afirmou que todas as carreiras serão analisadas durante o processo de elaboração do projeto.

O secretário explicou que é necessário estruturar o processo de negociação já que, em alguns casos, a greve é resultado de falha durante essa etapa. “É necessário buscar a harmonização entre as partes. É claro que às vezes é difícil haver consenso, mas acreditamos que a regulamentação ajude”, contou Mendonça.

Segundo ele, vários setores estão envolvidos na elaboração do texto: Casa Civil, AGU, Ministério Público, Judiciário, Legislativo, entre outros.

NEGOCIAÇÃO COLETIVA

OProjeto de Lei 4.532/12, de autoria do deputado Roberto Policarpo (PT-DF) estende aos servidores públicos o direito de negociação coletiva. O texto poderia sanar lacuna existente, já que atualmente os servidores não têm direito à negociação coletiva.

OS OBJETIVOS

De acordo com o projeto, a negociação coletiva tem como objetivo buscar a democratização das relações de trabalho, o tratamento de conflitos e estabelece as diretrizes básicas da negociação dos servidores públicos em todas as esferas de governo.

EM TRAMITAÇÃO

Segundo o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), tramitam atualmente no Congresso pelo menos 24 projetos de lei que tratam sobre a regulamentação de greve, sindicalização e negociação coletiva.

PROJETOS EM DESTAQUE

O departamento destacou dois. O do senador Paulo Paim (PT-RS), que garante efetivamente o direito de greve sem deixar de atender as atividades essenciais. E do senador Aloysio Ferreiras (PSDB-SP) que “dificultaria” o direito de greve dos servidores.

ENTIDADES SINDICAIS

Segundo o Diap, o Ministério do Trabalho também elaborou minuta sobre o direto de greve. A pasta submete a organização dos servidores ao sistema confederativo, ao princípio da unicidade e à forma de custeio das entidades sindicais do setor privado.

RECONHECIMENTO

A minuta do Planejamento também reconhece como preceito “constitucional indissociável” a democratização das relações de trabalho a liberdade de associação sindical, a negociação coletiva e o direito de greve na estrutura sindical.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra