terça-feira, 27 de novembro de 2012

Sem priorizar setor público e com mais de R$80 bi desviados por corrupção, Brasil é o pior país no retorno à sociedade dos impostos pagos


Condsef     -     27/11/2012




Na semana em que mais um escândalo de corrupção ocupa os noticiários brasileiros com a operação da Polícia Federal que investiga duas organizações criminosas - formadas por doleiros e pessoas infiltradas no setor público que vendem informações sigilosas - o Brasil aparece em um estudo realizado pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário) como o pior país no retorno à sociedade dos impostos pagos pela população. Não por acaso essas informações estão relacionadas.


Há anos, o governo não prioriza o setor público e apresenta sempre os servidores como responsáveis pelo desequilíbrio da balança comercial. Enquanto procura desculpas e coloca trabalhadores públicos de carreira como bodes expiatórios de problemas criados por má gestão pública, outro dado assusta. Um instituto levantou recentemente que a corrupção desvia mais de R$ 80 bilhões todo ano do orçamento brasileiro. Uma verba que deixa de ser investida e que resolveria inúmeros problemas.

Outro aspecto que liga essas informações e que precisa ser esclarecido é que não raro investigações, como esta nomeada de Operação Durkheim, apontam a participação de servidores no esquema. Neste aspecto, a Condsef alerta que em mais de 90% dos casos observa-se que os culpados são indicados políticos e não servidores de carreira. 


Todos aqueles servidores concursados que são pegos em esquemas ilícitos estão sujeitos à penalidade máxima e, se têm a culpa comprovada, são exonerados de seus cargos. Em contrapartida, dificilmente vê-se um indicado político pagar devidamente pelos erros que cometeu.

É justamente para garantir que o setor público funcione com menor possibilidade de fraudes e corrupção que a Condsef defende a presença de servidores concursados de carreira atuando em todas as frentes da administração pública. Com carreiras competitivas, garantia de qualificação e investimento adequado, dificilmente servidores públicos serão cooptados a crimes de lesa pátria. E é fundamentalmente para proteger e garantir o bem maior da população que os servidores de carreira trabalham.


Para tirar Brasil do posto de país que pior trata sua população – São os investimentos públicos adequados que podem assegurar que a população tenha acesso a serviços de qualidade, recebendo de volta aquilo que a União recolhe em impostos. Mudanças profundas e vontade política são essenciais para garantir um cenário diferente e fazer com que estudos que envolvam análise de Carga Tributária em relação ao PIB (Produto Interno Bruto) e ao IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) não coloquem o Brasil no posto do país que pior trata sua população.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra