quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Senado paga gratificação de desempenho a servidores sem avaliar qualidade do serviço


Blog do Josias     -     14/11/2012




Desde 28 de julho de 2010, o contribuinte brasileiro paga aos servidores do Senado uma gratificação de desempenho funcional sem que a qualidade dos serviços que prestam seja avaliada pelos gestores da casa legislativa. Até 1o de janeiro de 2011, o adicional foi de 40% sobre os vencimentos básicos de cada um. Desde então, passou a ser de 60%.

A gratificação foi fixada na lei 12.300, sancionada por Lula. Essa lei alterou o plano de carreira dos funcionários do Senado. O mimo salarial está previsto no artigo 9o: “Fica instituída a gratificação de desempenho, correspondente ao percentual de, no mínimo, 40% e, no máximo, 100%, incidente sobre o vencimento básico do cargo ocupado pelo servidor…”

O parágrafo 1o desse artigo previa que o Senado editaria, em 180 dias (seis meses), uma resolução para “fixar percentuais mínimos e máximos” para o pagamento da gratificação. Seriam levados em conta: as atividades exercidas, o desempenho e os resultados obtidos por cada um dos servidores beneficiados.

O parágrafo 2o anotou que, até 1o de janeiro de 2011, a gratificação seria paga em seu percentual mínimo (40%). A partir daí, caso não fosse editada a resolução prevista na lei, saltaria para 60%. Decorridos dois anos, três meses e 16 dias, os senadores ainda não se dignaram a providenciar a regulamentação que deveriam ter produzido em seis meses.

Assim, os brasileiros em dia com o fisco pagam o adicional de 60% aos servidores de forma automática, sem que o Senado avalie o desempenho dos beneficiários. Só agora os senadores começaram a se dar por achados.

Reunidos nesta quarta-feira (14), os membros da Mesa diretora do Senado decidiram deflagrar o processo de elaboração do projeto de resolução que fixará os critérios para o pagamento da gratificação. A coisa precisa ser aprovada pelo plenário. Quando? Não há previsão.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra