sábado, 24 de novembro de 2012

STF prestes a dar a palavra final sobre reajuste dos magistrados


BSPF     -     24/11/2012




A queda de braços entre o Judiciário, de um lado, e o Executivo e o Legislativo, do outro, em torno do reajuste dos subsídios dos ministros do Supremo Tribunal Federal - e portanto, dos vencimentos de todos os juízes - não pode ficar no empate. E terá, ao que tudo indica, um "round" decisivo nos próximos dias, quando o ministro Luiz Fux despachar  a reclamação das entidades representativas dos magistrados nos autos do mandado de segurança (MS 31.627) por elas ajuizado, há dois meses. 


Na nova petição, as associações dos juízes federais (Ajufe) e trabalhistas (Anamatra) denunciam ao  ministro-relator do mandado o descumprimento da sua decisão cautelar, do último dia 9, que impôs ao Congresso o exame da proposta do Poder Judiciário e do Ministério Público como "parte integrante" do projeto de lei orçamentária para 2013.

Corpo mole


De acordo com as entidades dos magistrados, o relator-geral do Orçamento, senador Romero Jucá, continua a afirmar que está seguindo o mesmo procedimento adotado no ano passado pelo deputado Arlindo Chinaglia, então relator da lei orçamentária, de apreciar as propostas do Judiciário e do Ministério Público como se fossem emendas ao PLOA, exigindo assim a "indicação clara" da fontes dos recursos necessários para o reajuste. A Ajufe e a Anamatra lembram na petição ao ministro Luiz Fux que a presidente da República e o Congresso agem em desrespeito à Constituição, que prevê (artigo 37, ínciso 10) a "revisão geral anual" dos vencimentos e subsídios dos servidores públicos.


Decisão descumprida


Como a decisão liminar do ministro Fux não foi até agora cumprida, as entidades representativas dos magistrados querem que ele "reafirme ao Congresso a impossibilidade de as propostas orçamentárias do Judiciário e do MP serem tratadas como se fossem 'emendas', o que afastará a necessidade de indicação da fonte de custeio", e que "determine o sobrestamento do processo legislativo do projeto de lei orçamentária de 2013 até o julgamento de mérito do MS 31.627 ou até que o Executivo envie mensagem ao Congresso propondo a modificação do PLOA de 2013".  

Fonte: Jornal do Brasil



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra