quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Aprovado reajuste para servidores do Judiciário federal


Agência Câmara Notícias     -     06/12/2012




O Plenário aprovou na quarta-feira (5) o Projeto de Lei 4363/12, do Supremo Tribunal Federal (STF), que reajusta os salários dos servidores do Poder Judiciário federal em 26,66% ao longo de três anos. A matéria será analisada ainda pelo Senado.

Os deputados aprovaram um substitutivo da Comissão de Finanças e Tributação que diminui os percentuais de aumento da Gratificação de Atividade Judiciária (GAJ), cujo nome passou a ser Gratificação Judiciária.

A mudança foi feita em Plenário para adequar o texto à disponibilidade orçamentária para 2013, constante do projeto de lei do Orçamento.

Pelo projeto original, a GAJ, hoje paga no índice de 50% sobre o vencimento, atingiria 100% em 2015. O texto aprovado limita a 90% em 2015. Em 2013, a GAJ será 62% do vencimento e, em 2014, 75,2%.

Adicional de qualificação

Além do vencimento e da GAJ, os servidores do Judiciário receberão um adicional de qualificação (AQ), que será de 12,5% sobre o vencimento (doutorado), 10% (mestrado), 7,5% (especialização) ou até 3% (ações de treinamento com um total de 120 horas).

Para aqueles que exercem a função de oficial de justiça, existe ainda a Gratificação de Atividade Externa (GAE), de 35% sobre o vencimento básico do servidor. Igual valor é concedido aos servidores que atuem na área de segurança, por meio da Gratificação de Atividade de Segurança (GAS).


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra