quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Comissão revoga autorização para empresa pública alterar salários


Agência Câmara Notícias     -    13/12/2012




A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio aprovou, na quarta-feira (12), proposta que revoga resolução do antigo Conselho de Coordenação e Controle das Empresas Estatais (CCE), a qual autoriza dirigentes de empresas públicas, sociedades de economia mista e outras empresas direta ou indiretamente controladas pela União a alterarem os próprios regulamentos internos, assim como planos de cargos e salários.

Para o relator, deputado Guilherme Campos (PSD-SP), a distinção salarial entre empregados de uma mesma instituição com função idêntica, igual produtividade e mesma qualificação gera uma série de problemas.

Essa disparidade, segundo afirma, “provoca descontentamento e desestímulo, o que acarreta baixo desempenho produtivo e agravamento das dificuldades inerentes à gestão de pessoal”.

Injustiças

Os autores da proposta (Projeto de Decreto Legislativo – PDC 444/11), deputada Erika Kokay (PT-DF) e deputado Cláudio Puty (PT-PA), também afirmam que a resolução tem provocado injustiças.

O PDC trata da Resolução 9/96, do então Conselho de Coordenação e Controle das Empresas Estatais (CCE), atual Departamento de Controle de Empresas Estatais (DEST), integrante do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Kokay cita como exemplo decisões que estabelecem remunerações diferentes para trabalhadores de uma mesma entidade, com cargos, funções e produtividade idênticos, simplesmente em razão da data de admissão.

Kokay e Puty argumentam ainda que a resolução acabou se tornando um obstáculo para a concessão aos empregados públicos de vantagens trabalhistas superiores às previstas na lei, “impedindo por consequência a negociação coletiva”.

Tramitação

O projeto segue para análise conclusiva das comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra