sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

A chaga do serviço público


Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves
Jornal Agora MS     -     25/01/2013





A extinção judicial de quase 12.500 cargos de confiança (aqueles cujos nomeados não precisam prestar concurso) em apenas 78 prefeituras paulistas, traz à tona um grande problema. Esses dados são só das localidades com casos mais explícitos, onde o Ministério Público se interessou pelo problema e propôs a declaração de inconstitucionalidade das contratações. 


No entanto, um minucioso levantamento nos 654 municípios paulistas ou nos 5665 brasileiros e, também, nas esferas estadual e federal, certamente revelará uma volumosa multidão de servidores que atuam sem concurso, muitos deles sem qualquer necessidade para o serviço público e indicados por apadrinhamento político, pagamento de dívida de campanha eleitoral e até por razões infinitamente menos nobres.

O caso das prefeituras paulistas levanta apenas a ponta do iceberg. Desde que a legislação passou a exigir concurso para a admissão de servidores, os políticos encontraram no cargo de confiança a válvula para recolher às repartições os seus apaniguados, muitos deles sem a necessária qualificação e até sem a obrigação de trabalhar ou mesmo de comparecer ao local de trabalho. 


Esses abusos são do conhecimento pleno do funcionalismo regular que, para evitar retaliações ou perseguições, evita comentários públicos sobre o assunto. São largamente conhecidos milhares de casos de assessores que fizeram carreira, saltando de um cargo para outro,  nunca tendo trabalhado fora do serviço público.

E, como têm conhecimento e até ligações com os governantes ou com gente próxima a eles, essas figuras acabam desfrutando do poder paralelo tanto para resolver problemas quando para criar casos e até cometer crimes como os recentemente apurados pela Operação Porto Seguro da Polícia Federal, que evolve a então chefe do escritório paulista da Presidência da República e outros errantes colocados em postos estratégicos do governo por sua influência.

A questão dos cargos de confiança precisa de urgente revisão. É justo que o governante e o parlamentar possam levar gente de suas relações pessoais e profissionais, com notória especialização e competência, para com eles trabalharem como chefe de gabinete, ministro, secretário e diretor de órgãos subordinados. 


Esses auxiliares, da efetiva confiança da autoridade, é que vão lhe proporcionar as condições para o exercício do cargo eletivo. Quando ao mais, tudo deveria ser servidor concursado e de carreira, com treinamento e pleno conhecimento das rotinas de trabalho da repartição. Nem mesmo os diretores reparticionais deveriam vir de fora. O ideal é que seja escolhido dentro da própria equipe que, com essa possibilidade, passa a trabalhar motivada com a possibilidade do reconhecimento de mérito.

Os abusos e as acomodações políticas transformaram o cargo de confiança numa chaga hoje incrustada e causando o inchaço da administração pública. É preciso definir e fiscalizar, com absoluto rigor, os casos em que a nomeação sem concurso é admitida, e desmontar com toda pressa os “cartórios” de apaniguados políticos, amantes, comparsas e de outros errantes que oneram, desgastam e fazem mal ao serviço público…

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves – dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo)



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra