domingo, 27 de janeiro de 2013

Anauni contesta controle de ponto de advogados da União


Consultor Jurídico     -     27/01/2013




A Associação Nacional dos Advogados da União (Anauni) pediu esclarecimentos ao ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, sobre a instalação do controle de ponto da Consultoria Jurídica no ministério. O órgão é subordinado à Advocacia-Geral da União.


Segundo comunicado do Ministério do Desenvolvimento aos servidores, a partir de 4 de fevereiro será implantado ponto eletrônico nos diversos órgãos da pasta. Porém, para a Anauni, não ficou claro se o sistema também irá valer na Consultoria Jurídica do ministério.


Em ofício enviado ao ministro Pimentel, a Anauni afirma que o comunicado é amplo e genérico, permitindo a interpretação de que os advogados da União também estariam submetidos ao controle eletrônico de ponto. De acordo com a associação, a medida, se implementada, violará normas da AGU sobre controle de pontos de seus advogados.


A associação aponta que a AGU já reconheceu que o controle de assiduidade por meio de assinatura de folha de ponto não combina com a natureza das funções exercidas pelos membros da instituição. A Anauni pede ainda que os advogados membros da AGU sejam expressamente excluídos do ato que fundamentou a implementação do ponto eletrônico no Ministério do Desenvolvimento.


A diretoria jurídica da Anauni informou ainda que encaminhará solicitação de providências à Consultoria-Geral da União e à Corregedoria-Geral da Advocacia da União, com o objetivo de coibir qualquer medida que atente contra as prerrogativas dos advogados da União.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Anauni.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra