quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Judiciário sem reajuste


Vera Batista
Correio Braziliense      -     30/01/2013




Os servidores do Legislativo e do Judiciário não vão receber, nos contracheques deste mês, o reajuste de 5% concedido pelo governo federal. Eles terão que esperar pelo aumento até que o Congresso aprove a Lei Orçamentária (LOA 2013), o que deve ocorrer em fevereiro. A correção salarial será paga retroativamente. 

Havia, entre os funcionários dos dois poderes, a expectativa de que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) acatasse pedido do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário (Sindjus/DF) de incorporação imediata. Mas o conselheiro Ney José de Freitas recusou o pleito. No caso do Executivo, as correções já serão aplicadas nas remunerações pagas em fevereiro, referentes a janeiro. A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, avisou que a folha de pagamento está pronta.

O argumento do Sindjus/DF para garantir os 5% agora era o de que o Supremo Tribunal Federal (STF) desobedeceu o Artigo 50, da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), segundo o qual as despesas obrigatórias são pagas independentemente da aprovação do orçamento. O presidente do Sindicato dos Servidores do Legislativo (Sindilegis), Nilton Paixão, disse que está "trabalhando junto às lideranças da Câmara para que o orçamento seja aprovado o mais rápido possível".


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra