sábado, 19 de janeiro de 2013

Mais crédito para funcionários federais


ALINE SALGADO
O DIA     -     19/01/2013





Contracheque com reajuste sai até dia 22 com a nova margem


Rio -  A maioria dos servidores ativos e inativos do Executivo vai receber, já no dia 1º de fevereiro, os salários com o reajuste, acordado no ano passado com o governo. 


O aumento virá, apesar de o Orçamento 2013 não ter sido aprovado pelo Congresso. A partir de segunda-feira será possível visualizar o contracheque e verificar quanto estará disponível da margem para o empréstimo consignado.

Economistas alertam, porém, que o crédito a mais deve ser usado com cautela, sobretudo para cobrir financiamentos mais caros, como o estouro do cheque especial.


Segundo o Ministério do Planejamento, apenas as carreiras que fecharam as negociações em dezembro terão de esperar pelo aumento, que virá só depois que os parlamentares votarem o orçamento. A proposta está prevista para ir a plenário logo após a volta do recesso, a partir do dia 5 de fevereiro.


Na lista das carreiras e órgãos que não terão o reajuste antecipado estão analistas de infraestrutura, analistas e técnicos do Banco Central e auditores fiscais da Receita, entre outros. Esse grupo firmou acordo de reajuste em dezembro, depois da aprovação da Proposta Orçamentária, feita em 31 de agosto.


É justamente em cima dessa previsão orçamentária que o Planejamento vai autorizar o pagamento. Segundo a pasta, o Inciso I do Artigo 50 da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) autoriza a execução provisória de projetos, que preveem aumento salarial de funcionários.


Já os demais servidores da Câmara, Senado, Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça e Tribunais Regionais Federais vão ter de esperar a votação do Congresso para receber os aumentos, que serão retroativos ao dia 1º de janeiro.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra