quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Medida provisória prorroga contratos temporários do Censipam e do FNDE


Agência Câmara Notícias     -     17/01/2013




Tramita na Câmara a Medida Provisória 602/12, que prorroga até 30 de junho deste ano a possibilidade de renovação de contratos temporários de pessoal pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Os ministros que assinam a MP - Miriam Belchior, do Planejamento, e Celso Amorim, da Defesa – e o secretário-executivo do Ministério da Educação, José Henrique Paim Fernandes, ressaltam que a prorrogação se dará em caráter excepcional e por tempo determinado.


Eles destacam ainda que a MP 602/12 não gera aumento de despesa, uma vez que os contratos temporários já existem e sua prorrogação apenas exigirá a manutenção da dotação específica para essa finalidade.


Censipam


No caso do Censipam, organização subordinada ao Ministério da Defesa, a medida terá efeito no efetivo das coordenações-gerais da organização e de seus centros regionais de Belém (PA), Manaus (AM) e Porto Velho (RO).


O objetivo, segundo o governo, é evitar a perda de recursos humanos com experiência e especialização. A perda da força de trabalho dos 37 contratados temporariamente, diz o governo, impactaria diretamente em programas de relevância para a Amazônia Legal.


Conforme a MP, já houve a prorrogação dos contratos em 2011. À época, a prorrogação ocorreu por não ter havido tempo hábil para realização de concurso público, nem previsão orçamentária para tanto.


A prorrogação de agora também se deve ao fato de que não houve tempo para nomear, até o fim de 2012, os aprovados em concurso realizado no ano passado. O exame se destinou ao preenchimento de 40 vagas de analista em ciência e tecnologia para o Censipam, o que só deve ocorrer entre fevereiro e março deste ano. Os novos funcionários terão ainda de passar por um treinamento, que envolve o repasse de conhecimento por parte dos contratados temporariamente.


FNDE


A medida provisória também autoriza a prorrogação de 60 contratos temporários no âmbito do FNDE. Assim como o Censipam, o FNDE também foi autorizado, em 2012, a realizar concurso público para o provimento de 140 vagas das carreiras de técnico e especialistas em financiamento e execução de programas educacionais.


A ideia do governo é fazer com que os temporários permaneçam até a conclusão do concurso para que possam ser substituídos por servidores efetivos.


Gratificação


Por último, a MP prorroga até o fim de 2014 a possibilidade de recebimento da gratificação de representação de gabinete ou da gratificação temporária pelos servidores ou empregados requisitados pela Advocacia-Geral da União. Esse prazo venceria em 31 de dezembro de 2012, mas vem sendo prorrogado ano a ano.


Tramitação


A MP será analisada por uma comissão mista de deputados e senadores. Depois, será encaminhada para o Plenário da Câmara e, em seguida, para o do Senado. A medida provisória passa a trancar a pauta da Casa onde estiver tramitando – Câmara ou Senado – a partir de 21 de março.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra