quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Medida provisória renova até junho contratos de temporários em dois órgãos federais


BSPF     -     09/01/2013





O Congresso examinará a partir de fevereiro medida provisória que prorroga contratos de pessoal temporário na esfera do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Pelo texto da MP 602/2012, os órgãos ficam autorizados a manter os temporários até 30 de junho deste ano, limite de prazo para que sejam substituídos por concursados.

São 37 contratados temporariamente no Censipam e outros 61 no FNDE. Sem a edição da MP 602, publicada em 28 de dezembro, os órgãos teriam sido obrigados a desligar todos eles até o último dia do 2012. Na mensagem, o governo alegou como relevante evitar a descontinuidade dos serviços que os temporários desempenham, até que sejam nomeados os efetivos.

No caso do Censipam, havia a previsão de nomeação de novos servidores a partir de agosto de 2012, com tempo hábil para a transição entre os postos temporários e os efetivos. Porém, somente em 3 de setembro de 2012 foi publicado o edital do concurso autorizado pelo Ministério do Planejamento. As provas aconteceram em novembro e só recentemente saiu o resultado final da seleção.

Em relação ao FNDE, a mensagem informa que o órgão vem renovando os contratos desde 2002. Houve um concurso em 2007, seguido de evasão de 67% dos servidores nomeados. Em abril 2012, foi autorizado novo certame, dessa vez para a contratação de 140 Técnicos e Especialistas em Financiamento e Execução de Programas e Projetos Educacionais. Com isso, o órgão espera repor os efetivos e substituir de forma planejada os temporários, depois de constatar que esse grupo vem exercendo funções que se enquadram como atividades típicas rotineiras.

A MP 602/2012 ainda deverá ser lida em Plenário, para que depois sejam designados os senadores e deputados que vão compor a comissão mista especial que analisará seu conteúdo, além de verificar se estão sendo atendidos os critérios de urgência e relevância com a edição do texto.

Fonte: Agência Senado


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra