domingo, 27 de janeiro de 2013

Portal da Transparência: Em 2012, além da divulgação da remuneração dos servidores, houve ainda a ampliação de serviços de consultas oferecidos à população


BSPF     -     27/01/2013




O Portal da Transparência do Governo Federal, mantido pela Controladoria-Geral da União (CGU), recebeu mais de 8,1 milhões de visitas no ano passado. O crescimento do número de acessos foi de aproximadamente 142%, ante 2011 (de 3.369.275 para 8.170.046 de acessos). 


Essa evolução foi incrementada principalmente após a divulgação da remuneração dos servidores do Poder Executivo Federal, a partir de 27 de junho de 2012. 

A média mensal de acessos aumentou de cerca de 280 mil para 680 mil. O maior salto ocorreu de maio a junho, com a divulgação das remunerações (de 536.802 para 937.299). O mês com maior número de visitas foi julho, com 1.291.436 de acessos.


Veja estatística completa 

Em 2012, além da divulgação da remuneração dos servidores, houve ainda a ampliação de serviços de consultas oferecidos à população. Tornaram-se disponíveis, por exemplo, dados referentes aos imóveis funcionais, ao Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim) e ao Cadastro de Expulsões de servidores do Executivo Federal. 


O Portal da Transparência do Governo Federal é uma iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU), lançada em novembro de 2004, para assegurar a boa e correta aplicação dos recursos públicos. O objetivo é aumentar a transparência da gestão pública, permitindo que o cidadão acompanhe como o dinheiro público está sendo utilizado e ajude a fiscalizar. 


Serviços oferecidos pelo Portal


O Portal da Transparência publica as despesas do Poder Executivo Federal, com atualização diária. As informações sobre a execução orçamentária e financeira é pormenorizada por meio da consulta “Detalhamento Diário das Despesas” e os dados apresentados correspondem aos documentos emitidos no dia útil anterior. 


Além disso, estão disponíveis no Portal outros tipos de consultas, tais como: gastos diretos do Governo Federal; transferências de recursos a Estados e Municípios; previsão e arrecadação de receitas; convênios com pessoas físicas, jurídicas ou entes governamentais; servidores (remuneração e Cadastro de Expulsões); imóveis funcionais; Cadastro de Entidades Privadas Sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim) e Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas (Ceis).

Fonte: Assessoria de Comunicação Social CGU



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra