segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Recadastramento de aposentados da União vai começar em março


Edna Simão

Valor Econômico      -      14/01/2013




Brasília - Depois de várias tentativas frustradas, o governo federal vai iniciar, em março, o recadastramento de aposentados e pensionistas da União e de anistiados políticos. A falta de atualização dos dados implica suspensão do pagamento do benefício. O objetivo é impedir pagamento indevido de benefícios, como débito em nome de pessoas que já morreram, reduzindo os prejuízos aos cofres públicos.

A orientação normativa da Secretaria de Gestão Pública do Ministério doPlanejamento, publicada na sexta-feira no Diário Oficial da União, reforça que a atualização cadastral será anualmente no mês de aniversário. Para quem nasceu em janeiro e fevereiro, o recadastramento será feito em 2014.

A atualização de dados poderá ser feita em qualquer agência do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e do Banco de Brasília. Para evitar tumultos, a Secretaria de Gestão encaminhará correspondência às pessoas que, obrigatoriamente, precisam se recadastrar em determinado mês. O beneficiário deverá comparecer pessoalmente, munido de documento oficial com foto e CPF.

Caso o aposentado e pensionista da União e anistiados políticos tenham alguma doença grave ou não possam comparecer pessoalmente, deverão solicitar uma visita técnica para comprovação de vida do beneficiado. O pagamento do benefício será suspenso caso a atualização dos dados não seja realizada. Mas isso não será feito de forma automática.

A unidade de recursos humanos terá que enviar uma nova correspondência ao aposentado, caso este não compareça aos bancos para atualização dos dados. O beneficiário terá até 30 dias, contados a partir do recebimento da nova convocação, para resolver a pendência. Só depois o pagamento será suspenso.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra