Ana D’Angelo
Correio Braziliense
- 18/02/2013
Casa quintuplica gastos com trabalho excedente. Sem controle
eletrônico de ponto, volume chega a R$ 44,4 milhões. O benefício infla ainda
mais os já generosos salários dos funcionários, recém-reajustados com a
aprovação do plano de cargos
Enquanto o Senado diminuiu drasticamente as despesas com
horas extras em 2012, a Câmara dos Deputados gastou, no mesmo período, cinco
vezes mais — desembolsou R$ 44,4 milhões em benefício de seus funcionários que
fizeram serviço extraordinário. O dinheiro excedente engorda os já
supersalários das categorias da Casa, que estão ainda maiores desde janeiro,
com a entrada em vigor do novo plano de cargos, que concederá, até janeiro de
2015, aumentos de mais de 50%.
O desembolso do Senado com horas extras passou de R$ 42,4
bilhões, em 2010, para cerca de R$ 7,5 milhões, em 2011, e R$ 8 milhões, no ano
passado.
O valor destinado pela Câmara em 2012, por sua vez, é igual ao de
2010, porém, abaixo do total liberado em 2011, de R$ 69,4 milhões. A
justificativa da Casa é que houve mais sessões deliberativas, nas quais os
servidores teriam trabalhado mais de oito horas por dia, com intervalo para o
almoço, ou mais de seis horas corridas.
No Senado, a economia foi possível por causa da adoção, nos
últimos dois anos, do ponto eletrônico, o que permite a medição exata do tempo
que cada servidor permanece no trabalho. Diferentemente do que acontece na
Câmara, onde não há marcação dos horários de entrada e de saída de forma
eletrônica para a jornada semanal de 40 horas. Ela é manual, registrada em um
livro, controlado pelo chefe de cada área, o que dá margem para funcionários
trabalharem apenas algumas horas por dia e receberem como se tivessem dado duro
durante o turno obrigatório, além de embolsar horas extras não trabalhadas.
Somente o ponto do trabalho extraordinário dos servidores da
Câmara é marcado eletronicamente, e a farra instalada com a suposta labuta além
da carga horária diária é conhecida e antiga na Casa. Sabendo da sessão em
plenário que se estende até a noite, muitos servidores chegam mais tarde ou
trabalham menos que o horário regulamentar e retornam à Câmara por volta das
19h só para marcar a hora extra.
Os aparelhos que só medem a jornada excedente foram
instalados no início de 2010, depois de uma série de denúncias na imprensa
sobre os fantasmas que “trabalhavam” na Câmara. Eram funcionários que davam só
uma passadinha rápida para registrar o ponto no caderninho e iam bater perna na
rua ou cuidar dos seus afazeres domésticos. O objetivo dos equipamentos
eletrônicos era fiscalizar a presença durante a jornada regular de todos os
servidores, mas eles estão restritos à marcação das horas excedentes.
A Câmara alega que o controle eletrônico para o registro da
frequência diária depende de ato da Mesa Diretora e que é preciso, antes,
“resolver questões sobre especificidades de horários distintos de funcionamento
de alguns departamentos”. Questionada pelo Correio, a Casa legislativa não
informou quantos foram os servidores beneficiados pelos R$ 44,4 milhões. Disse
apenas que, na conta, além dos efetivos, estão os comissionados de gabinetes.
Facilidade
Recente decisão da direção da Câmara facilitou ainda mais a
vida dos servidores que não querem cumprir a jornada devida. O horário de recolhimento
dos cadernos de ponto pelo Departamento de Pessoal, que era às 10h para quem
trabalha na parte da manhã, passou para as 15h. A medida foi uma reivindicação
de funcionários que alegavam dificuldades em chegar a tempo por causa do
trânsito. Ela beneficia pelo menos um terço dos 15 mil funcionários.
Oficialmente, a Câmara alega que não houve mudança no
horário do expediente dos funcionários nem na jornada. Diz que a transferência
do horário é apenas para conferência e para lançamento do registro de frequência
no sistema eletrônico de presença. “O controle da entrada e da saída e o de
assinatura de livros de ponto são de responsabilidade dos chefes de cada seção
ou departamento”, informou.
Aumentos
Ao contrário do que esperavam os próprios servidores da
Câmara, a presidente Dilma Rousseff sancionou, em 28 de dezembro de 2012, o
plano de cargos e salários da categoria sem vetar o artigo 7º, o que resultou
em mais aumento médio de R$ 1,5 mil, além dos reajustes de 33% a 56,3% de
janeiro em três anos (veja ilustração). O dispositivo prevê a incorporação da
diferença entre os valores da Gratificação de Atividade Legislativa (GAL), que
foi reajustada de acordo com o novo plano, e a antiga. Enquanto isso, os
funcionários públicos em geral tiveram direito a, no máximo, 15,8% de correção
nos mesmos três anos.
Os parágrafos primeiro e segundo do artigo 7º asseguram a
adição da GAL, que integra a gratificação pelo exercício de função comissionada
dos chefes que estão no cargo há pelo menos cinco anos. Isso faz com que eles
também levem para a aposentadoria o valor dos benefícios por exercício de
chefia, mesmo estando de fora do serviço público.
A presidente Dilma vetou apenas o parágrafo único do artigo
6º, que assegurava aos servidores aposentados voltarem à Câmara com função
comissionada. O Palácio do Planalto considerou o dispositivo inconstitucional,
argumentando que apenas servidores efetivos da carreira podem exercer esses
cargos de chefia.
Adicional
Com o novo plano de cargos, o menor salário na Câmara, de
técnico legislativo (nível médio), passará para R$ 13,6 mil até janeiro de
2015. A remuneração inicial dos analistas será de R$ 20,4 mil e a dos
consultores, a partir dos R$ 30 mil. Além disso, os funcionários da Casa
recebem adicional de especialização por graduação (caso dos técnicos),
pós-graduação, mestrado e doutorado.
Além do teto
Uma liminar do Tribunal Regional Federal tem garantido aos
servidores da Câmara e do Senado receberem acima do teto constitucional do
funcionalismo, que, desde o mês passado, é de R$ 28.059,29. A decisão permite
que fiquem de fora do valor limite máximo as gratificações por exercício de
função. O TRF cassou a liminar da 9ª Vara Federal, que havia determinado a inclusão
das gratificações no cálculo do teto constitucional, que estava de fora por ato
da Mesa da Câmara e do Senado. O mérito da ação ainda não foi julgado pela 9ª
Vara.