quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Advogados garantem nomeações de aprovados no concurso público do TRF5


AGU     -     14/02/2013




A Advocacia-Geral da União (AGU) reverteu, na Justiça, a anulação de questões da prova objetiva para o cargo de analista judiciário da área judiciária aplicada no concurso do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) em 2012. A decisão possibilitou as nomeações dos candidatos aprovados para o cargo.

As questões 35, 36, 38 e 39 das provas foram invalidadas pela 6ª Vara da Seção Judiciária de Pernambuco, que entendeu que os itens cobravam matérias que não constavam no edital do concurso. A ação ajuizada pelo Ministério Público Federal contra a União e a organizadora Fundação Carlos Chagas suspendeu as nomeações para o cargo.

A Procuradoria-Regional da União da 5ª Região (PRU5) entrou com recurso no TRF5 defendendo que não foi conferido ao Poder Judiciário o direito de, sob o pretexto de exercer controle de legalidade dos atos administrativos, substituir a banca examinadora de concursos públicos.

Em função disso, argumentaram os advogados da União, não é permitido à Justiça apreciar demandas que visam à análise do conteúdo das questões, que já foram, inclusive, objeto de recurso na via administrativa, sob pena de usurpar atribuição exclusiva da Administração e invadir o mérito do ato administrativo.

A Procuradoria demonstrou que o concurso previa, para a disciplina de Direito Civil, o assunto "fatos jurídicos", e que as questões 35 e 36 abordaram o tema com obviedade. O edital mencionava, segundo a unidade da AGU, o assunto "obrigações", contemplado nas questões 38 e 39.

Os advogados da União sustentaram a tese de que a decisão judicial que impugnou os itens da prova representava grave lesão à ordem pública, considerada em termos de ordem administrativa. Desta forma, acrescentou a PRU5, a anulação prejudicou o TRF5, já que determinou a suspensão das nomeações sem apresentar qualquer solução que viabilize o andamento do certame, interferindo, dessa forma, nitidamente na autonomia funcional e administrativa da Instituição.

O Tribunal acolheu integralmente os argumentos da AGU e manteve o cronograma do concurso. A decisão destacou que a liminar concedida pela primeira instância provoca grave lesão à ordem e dificulta o normal funcionamento do Poder Judiciário Federal na 5ª Região.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra