segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Aposentados abrem vagas para novos servidores


Jornal da Comunidade     -     04/02/2013




Ernani Pimentel, presidente e professor do Grupo Vestcon, tem opinião semelhante à de José Wilson Granjeiro quanto à boa oferta de oportunidades para o serviço público no ano de 2013. E também ressalta o número de aposentadorias. “Cerca de 40% de quem trabalha hoje na Esplanada estarão aptos a se aposentarem em dois anos. É um grande volume. No Orçamento da União deste ano, que será aprovado em fevereiro, está prevista a substituição de mais de 3 mil tercerizados irregulares.

Então, não há o que se falar em ‘apenas vender cursinhos’. O mercado oferece uma gama enorme de possibilidades para os candidatos se preparem com valores para todos os bolsos”, observa.

Para ele, o crescimento dos concursos públicos no país fez desaparecer o perfil pré-definido que antes havia em relação aos candidato. “Hoje é possível encontrar concursandos com 16, 17 anos, que ainda nem poderiam assumir um cargo público - que é reservado aos maiores de 18 anos - como temos alunos com 50, 55 anos que estão se preparando para as próximas seleções. Nas salas de aula encontramos homens e mulheres em igual proporção. Há aqueles que se dedicam integralmente e os que se dividem entre o trabalho e o estudo. Não existe mais um estereótipo do concursando”, crava.

Ele completa dizendo que o nível da preparação deve sempre falar mais alto: “Todo concursando deve pensar na qualidade e experiência dos professores e do método de ensino. Um bom curso preparatório tem professores que são servidores públicos e trazem uma bagagem significativa de conhecimento dos processos seletivos, das bancas examinadoras e de como funcionam os concursos públicos. Na hora de observar o método de estudo, o candidato deve prestar atenção na atualidade do material didático apresentado e na eficiência de aliar as teorias com as questões como se apresentam nas provas, agilizando o aprendizado e garantindo que o aluno estará estudando o que é mais importante para as avaliações”, finaliza.


Lucianno Araújo, bacharel em administração, 23 anos, é prova de que iniciar a preparação cedo é a melhor receita. “Para isso você tem que decidir.


Entrei no meu primeiro cursinho aos 17 anos, na Vestcon, para o concurso de nível médio do Tribunal de Justiça do Distrito Federal(TJDF). Não passei, mas ali absorvi uma base excelente para continuar. E fui estudando por conta própria até que apareceu o concurso da Anatel, fiz um cursinho novamente, e fui aprovado”, comemora.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra