quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Condsef busca reunião com relator de proposta que estende prazo para envio de projetos com reajustes para funcionalismo


Condsef     -     14/02/2013




A Condsef busca uma reunião com o senador Antônio Carlos Valadares, relator de uma proposta (PLN 55/12) que altera a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). O PLN 55/12 estende para o dia 31 de dezembro o prazo para envio de projetos com reajustes salariais para o funcionalismo e deve ser votado junto com o orçamento da União no próximo dia 19. 


No entanto, a proposta considera apenas a LDO que trata do orçamento de 2013. Um dos objetivos da Condsef em se reunir com Valadares é levar a ele a importância de tornar o prazo de 31 de dezembro algo permanente. Para entidades que representam servidores nas mesas de negociação com o governo, o atual prazo de 31 de agosto, estabelecido em 2008, estrangula os debates gerando o envio de propostas que levam a uma corrida por emendas. 

O processo termina gerando situações que acabam prejudicando servidores e poderiam ser evitadas se houvesse tempo maior para a formulação dos projetos de lei baseados nos itens negociados.

O PLN 55/12 foi criado para permitir adesão de categorias que aceitaram proposta de reajuste de média de 15,8% - em três anos - e assinaram acordo com o governo no final de 2012. Entre elas estão servidores do Incra, da base da Condsef. Diferente das outras categorias que firmaram acordo em agosto, esses servidores precisam aguardar a votação do orçamento 2013 para que sejam liberados os reajustes negociados. 


Todos os acordos prevêem reajuste a partir de 1º de janeiro de 2013. Portanto, os valores reajustados serão pagos de forma retroativa a essas categorias. Com a aprovação do orçamento no dia 19, a expectativa é de que os novos valores já sejam incluídos no contracheque de fevereiro, pago em março.

A Condsef vai seguir defendendo a alteração permanente dos prazos para envio de propostas de reajuste do funcionalismo à LDO. Essas e outras informações de interesse dos servidores públicos você continua acompanhando aqui em nossa página.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra