terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Reajuste salarial regular para cumprir a Constituição


BSPF     -     05/02/2013




Um grupo de 32 Auditores-Fiscais conseguiu ter aprovada no Conaf 2012 (Congresso Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil), ocorrido em novembro passado, na Bahia, tese que requer ação judicial indenizatória contra o Governo Federal no sentido de obter recuperação econômica relativa à inflação no período que compreende os anos de 2008 a 2012.


A tese se baseia no não cumprimento e omissão ao artigo 37, inciso X da Constituição Federal, regulamentado pela Lei 10.331/01, que dispõe sobre a revisão geral e anual das remunerações e subsídios dos servidores públicos federais dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário da União, das autarquias e fundações públicas federais.


Os dispositivos legais determinam que o reajuste deveria acontecer sempre no mês de janeiro, sem distinção de índices, extensivos aos proventos de aposentados e pensionistas.


Para afirmar a legalidade e constitucionalidade da ação, os autores da tese citam trechos do voto do relator, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Marco Aurélio Mello, em recurso extraordinário que aguarda vistas da ministra Carmen Lúcia, desde Junho de 2011. 


“... Em resumo, a inoperância da Carta Federal é situação a ser combatida, presente o apelo do cidadão em tal sentido e a prova da mora injustificável do legislador ou do chefe do Poder Executivo”, diz o relator.

Em outro trecho, segue um pouco mais da visão do ministro que diz: “A omissão do Estado – que deixa de cumprir, em maior ou em menor extensão, a imposição ditada pelo texto constitucional – qualifica-se como comportamento revestido da maior gravidade político-jurídica, eis que, mediante inércia, o Poder Público também desrespeita a Constituição, também ofende direitos que nela se fundam e também impede, por ausência de medidas concretizadoras, a própria aplicabilidade dos postulados e princípios da Lei Fundamental”.


No entendimento dos autores, o quadro atual demonstra “o desprezo do Executivo ao que está garantido constitucionalmente aos servidores públicos quanto ao reajuste da remuneração de forma a repor o poder aquisitivo da moeda”.


O não cumprimento destes dispositivos legais fez eclodir a maior onda de greves do setor público no ano de 2012, movimento do qual os Auditores-Fiscais da RFB (Receita Federal do Brasil) não só fizeram parte, mas estiveram à frente em busca de um diálogo efetivo que gerasse reajuste justo à categoria em uma das Campanhas Salariais mais difíceis dos últimos anos.


O resultado da Campanha Salarial não foi o esperado pela Classe, mas apresentou outro aspecto importante – que os Auditores-Fiscais têm força e coesão, e optaram por uma estratégia de mobilização muito eficaz que mexeu efetivamente com o Governo.


Fonte: Sindifisco Nacional



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra