quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Salários menores


Jornal de Brasília     -     13/02/2013




O Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo e TCU (Sindilegis) e associações de funcionários do Congresso estão cobrando explicações da direção da Câmara dos Deputados em virtude do fato de muitos servidores da ativa, aposentados e pensionistas, terem recebido valores menores no contracheque referente ao salário de janeiro. A diferença teria ocorrido por conta da implementação do novo plano de carreira da categoria (Lei 12.777/12).

Paridade assegurada

O sindicato destaca que a Constituição Federal assegura paridade de proventos e pensões em relação aos valores retributivos concedidos aos servidores em exercício.

Na forma da lei

Informa, ainda, que a paridade constitucional assegurada aos proventos e pensões refere-se, expressamente, à revisão de valores na mesma proporção e na mesma data, sempre que se modificar a remuneração dos servidores em atividade, sendo também estendidos aos aposentados e pensionistas quaisquer benefícios ou vantagens posteriormente concedidos aos servidores em atividade, inclusive quando decorrentes da transformação ou reclassificação do cargo ou função em que se deu a aposentadoria ou que serviu de referência para a concessão da pensão, na forma da lei.

Irredutibilidade do subsídio

Além disso, o sindicato destaca que a Constituição Federal também assegura a irredutibilidade do subsídio e dos vencimentos dos ocupantes de cargos e empregos públicos, igualmente extensiva aos proventos e pensões com paridade. E que em nenhuma parte da Lei 12.777/12 consta autorização para que a Administração reduza vencimentos, proventos ou pensões, mesmo porque isso seria materialmente inconstitucional.

Novo plano

Os servidores ressaltam, ainda, que o novo plano de carreira está em consonância com a Constituição Federal (paridade e irredutibilidade), em especial seu art. 10, que assegura aos proventos e pensões os reajustes concedidos com base na remuneração do servidor ativo.

Na Justiça, se preciso for

Por isso, as entidades que representam os servidores da Câmara estão dialogando com a Administração da Casa, no sentido de reverter os prejuízos impostos a vários servidores. E alertam que se o problema não for resolvido na base da conversa, defenderão em juízo todos os aqueles que forem prejudicados. O Sindilegis pede que os servidores que tiveram problemas no pagamento procurem a entidade, com as cópias dos contracheques dos meses de novembro e dezembro, de 2012, e janeiro de 2013.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra