quarta-feira, 20 de março de 2013

Extra aos advogados


Vera  Batista
Correio Braziliense     -      20/03/2013




Os advogados públicos poderão ter direito a receber um percentual sobre causas

ganhas pela União, por estados e por municípios. Antigo pleito da classe, os honorários de sucumbência - valor comumente pago, na iniciativa privada, por quem perde uma ação na Justiça ao advogado da parte vencedora - são defendidos pelo advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, e pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no DF, Ibaneis Rocha.

Por isso, eles pretende entregar à Presidência da República um parecer - de autoria do consultor da União Otávio Luiz Rodrigues Junior - para viabilizar o recebimento dos honorários, vetados desde 1994, pelo então advogado-geral Geraldo Magela Quintão, que condenava o pagamento, por entender que "seria uma afronta à isonomia entre as funções".

Os estudos sobre os honorários de sucumbência são preliminares. Se forem acolhidos pela Presidência, ainda terão de passar pelo Congresso Nacional. Segundo Adams, "esse é um processo que abre as portas para que procuradores dos estados e dos municípios em todo o país ganhem o mesmo direito". Para Ibaneis Rocha, "esse primeiro passo vai garantir aos advogados públicos federais o que foi instituído na Lei nº 8.906/1994 (e depois foi vetado por Quintão). Precisamos acelerar a entrada desse texto no Código de Processo Civil, e é isso que a OAB vai fazer", afirmou.

Indefinições

De acordo com a AGU - sem citar valores -, os honorários atualmente são pagos à União. No parecer já elaborado, não há definição exata de para onde o dinheiro vai: se para um fundo ou diretamente para os advogados. Também não se sabe como será feito o cálculo. A previsão do pagamento já é lei em vários estados e municípios, como Pará, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. E, de acordo com a assessoria de imprensa da AGU, o bolo a ser dividido é pequeno.

Acompanhe o noticiário de Servidor público pelo Twitter


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra