quinta-feira, 14 de março de 2013

Para deputado, mudança nos tetos faz justiça a servidores


Congresso em Foco     -     14/03/2013




Autor da emenda que permite acúmulo de salário e aposentadoria, além de fim da vinculação de remuneração de servidores estaduais e municipais, João Dado diz que mudança garante isonomia entre funcionários

O deputado João Dado (PDT-SP) é autor da emenda que elimina o subteto, estabelecendo-se um limite nacional para todos os servidores públicos, inclusive autoridades, e permite o acúmulo de aposentadoria e salários acima do atual teto constitucional. Para ele, as mudanças são “questão de justiça”. Agente fiscal de rendas, Dado lembra que o “teto único” já esteve em vigência durante cinco anos e meio, entre 1998 e 2003, e que é hora de retomá-lo.

“Queremos retornar a essa norma de isonomia de tetos. Vejamos: se alguém trabalhar e não receber nada, é trabalho escravo, e a Constituição veda isso. Ou o Estado está se locupletando, praticando um estelionato contra aquele que pagou por sua Previdência a vida toda”, disse o pedetista, convidando a reportagem para um exercício de imaginação.

“Vamos supor, por hipótese: eu estou no teto salarial. Aposento – sou servidor público, paguei [imposto] a vida toda, me aposentei com 35 anos de serviço, e começo a receber a minha aposentadoria. Muito bem. Eu posso ficar pescando, tomando sorvete na beira da praia. Ou, então, posso vir a servir o país como deputado. Nada mais lógico, justo e isonômico que eu receba o meu subsídio como deputado, receba a minha aposentadoria pela qual paguei a vida toda”, acrescenta.

“Aspecto ideológico”

Para justificar a queda do subteto, João Dado cita entendimento do próprio STF acerca do assunto. “A questão é de Justiça. A norma atual está injusta sob o aspecto ideológico, porque alguém que pagou pela aposentadoria a vida toda tem direito a receber – e isso é uma jurisprudência pacificada no Supremo Tribunal Federal. O que disse o Supremo? Disse que contribuição previdenciária tem um caráter ‘contraprestacional’ obrigatório. 

Ou seja: você paga, o Estado recebe durante 30 ou 35 anos de sua vida laborativa. Ao final desse período, o Estado é obrigado a ‘contraprestacionar’ aquele seu pagamento, aquela sua contribuição. É contra essa injustiça que nós estamos nos insurgindo”, declarou o deputado, lembrando que a comissão especial deu apoio unânime à sua emenda.

João Dado diz que a opinião pública, ao ser adequadamente informada sobre a jurisprudência do STF, não rejeitará a possibilidade acúmulo salarial. “Eu penso que a opinião pública poderá ser levada a entender que isso é uma injustiça, quando na realidade é uma justiça, é um critério de justiça. Na atividade laborativa, hoje é tudo somado para ser submetido a um teto salarial.

 Pela nova norma, remunerações extras deixariam de ser cumulativas por uma questão de justiça. Se você explicar isso, eu penso que a opinião pública seria amplamente favorável”, diz o parlamentar, lembrando ter votado a favor do fim dos 14º e 15º salários parlamentares, com manifestação pela extinção do benefício feita anteriormente à votação em plenário.

Acompanhe o noticiário de Servidor público pelo Twitter


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra