domingo, 24 de março de 2013

Remoção de servidor sob análise no TCU


Leandro Kleber
Correio Braziliense     -     24/03/2013




TCU cobra respeito aos critérios de transferência de servidores. Pedidos de parlamentares e funcionários de prestígio para atender parentes e amigos ainda são muito frequentes

Brasília – A atuação parlamentar de deputados e senadores vai muito além da aprovação de projetos de lei, liberação de recursos para emendas e indicação de colegas a cargos estratégicos e de alto escalão do governo federal. No Congresso e na Esplanada dos Ministérios, parlamentares e funcionários ocupantes de funções de prestígio também costumam usar sua força política para conseguir transferir amigos que trabalham no serviço público em localidades menores e distantes de grandes centros para capitais. No Palácio do Planalto, os pedidos de políticos para a remoção de funcionários já foram muito comuns. 

Quem revela isso é o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) José Múcio.

O ministro do TCU afirmou na quarta-feira, durante sessão plenária que analisava problemas na área de educação, que 30% dos pedidos políticos que chegavam até a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República – quando ele era ministro no começo do governo Lula – eram referentes à remoção de funcionários. Durante o debate, os ministros ressaltaram que os políticos medem força com os pleitos: se têm sucesso no pedido, mais fortes se consideram diante dos eleitores.

O secretário-geral do Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Distrito Federal (Sindsep-DF), Oton Pereira Neves, admite que parte dos funcionários que busca a transferência de local de trabalho procura políticos para tentar acelerar o procedimento ou burlar os critérios de remoção vigentes na administração federal. “O gestor público tem que ver o interesse da administração pública e do cidadão, e não a sua necessidade pessoal”, ressalta.

Para Neves, o grande problema atual do funcionalismo é o déficit de pessoal. Segundo ele, em 1995 o país tinha um quadro com 694 mil servidores ativos. “Atualmente, são 650 mil na ativa. Apesar de o governo do PT ter aberto vagas, o serviço público ainda é um caos. Se houvesse servidores em quantidade suficiente, não haveria esse problema de falta de pessoal em cidades do interior. O problema central é o déficit de pessoal”, avalia. Só neste ano, o governo federal pretende abrir 40 mil vagas.

O Ministério do Planejamento informou que o controle sobre deficit de profissionais no Poder Executivo é feito individualmente pelos órgãos. Como o procedimento da realização do concurso público é descentralizado, a assessoria de imprensa do Planejamento afirma que cada pasta direciona o global das vagas que recebe para as localidades que entende como carentes de pessoal.

Carência na fronteira

Na região de fronteira, a falta de profissionais em diferentes setores da administração pública é mais grave. A Polícia Federal, por exemplo, responsável por fiscalizar uma área de quase 17 mil quilômetros de extensão, contava apenas com 1,4 mil policiais no ano passado. 

Além do efetivo insuficiente, segundo o relatório, a rotatividade de pessoal é outro problema enfrentado na região fronteiriça. Em 76% das delegacias localizadas nessa faixa de terra, o tempo médio de permanência de um agente é de três anos. A auditoria destaca ainda que os policiais federais lotados na região de fronteira têm dificuldades em participar dos eventos de capacitação promovidos pela PF.

O TCU já constatou que, pelo menos na área da educação, uma das dificuldades de fixação de professores em cidades pequenas e distantes de centros urbanos é a inexistência de normativos para regular a movimentação de servidores. Isso acaba gerando incertezas para aqueles que pretendem obter remoção. Entre os docentes pesquisados pelos auditores do tribunal, em auditoria analisada na última quarta-feira pelos ministros da Corte com foco na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, 39% mostraram-se insatisfeitos com as regras de movimentação entre câmpus.

O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Marco Antonio de Oliveira, reconhece que ainda há a necessidade de expandir o número de professores, mas garante que somente em 2011 – ano em que ele afirma ter sido feito o levantamento do TCU –, o governo autorizou a contratação de 4,6 mil profissionais.

O que diz a lei


Pela Lei 8.112, que rege o funcionalismo, existem apenas três tipos de remoção de servidores: a de ofício, que é de interesse da administração pública; a pedido, a critério do Estado; e a última também a pedido, só que para outra localidade, independentemente do interesse do Estado. É nesta última que as interferências políticas costumam atuar, já que é necessário haver vaga no local do destino desejado e há normalmente uma fila a ser respeitada.

Acompanhe o noticiário de Servidor público pelo Twitter  


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra