sexta-feira, 8 de março de 2013

União vai pagar servidores de ex-territórios


Denise Madueno
O Estado de S. Paulo     -      08/03/2013




O plenário da Câmara aprovou em votação simbólica, na noite de quarta-feira, projeto transferindo os servidores estaduais de Rondônia para a União. A alteração vai custar ao governo federal R$ 988,6 milhões, em 2014, e R$ 1,08 bilhão a partir de 2015.

Os servidores e empregados que integrarão os quadros da União continuarão trabalhando  para o governo de Rondônia, na condição de cedidos e sem gastos para o Estado. O projeto atinge os servidores civis, militares e empregados que prestavam serviço ao então território na época da transformação em Estado, e ainda vai ser votado no Senado.

Na mesma sessão, os deputados aprovaram em primeiro turno emenda constitucional para
também transferir servidores dos ex-territórios de Roraima e Amapá para A União. Depois de concluída a votação e promulgada a emenda, um projeto de lei    vai prever a criação de cargos e carreiras, a exemplo do que foi  feito ontem para os servidores de Rondônia.

No caso dos servidores de Roraima e Amapá, não há estimativa do custo para a União. O senador Romero Jucá (PMDB-RR) disse que devem ser atingidos 2 mil funcionários em Roraima. “Não é trem da alegria. É o reconhecimento de pessoas que trabalhavam na época do território e ficarão como servidores federais.”


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra