segunda-feira, 1 de abril de 2013

54% dos concurseiros são do sexo feminino


DESTAK DF     -     01/04/2013




Mulheres são mais centradas para estudar do que os homens, diz estudo do site Rota dos Concursos

Brasília - Mais da metade das pessoas que prestam concurso público em todo o país são do sexo feminino, aponta pesquisa realizada pelo portal Rota dos Concursos. De acordo com o levantamento, as mulheres são mais centradas do que os homens quando resolvem estudar para algum concurso.

A servidora pública Maria da Conceição França, de 49 anos, faz parte desse universo. Maria é formada em administração de empresas e trabalhou por mais de dez anos no setor privado. Decidiu começar a estudar para melhorar a qualidade de vida e, após um ano de dedicação, foi aprovada para um cargo no Ministério do Trabalho.

No entanto, a servidora pública não parou de estudar e atualmente tenta uma vaga no Judiciário. “A mudança de área acaba proporcionando novos aprendizados, mas também pode ser ruim por que talvez você trabalhe com algo que não goste ou não conheça bem”, diz.

De acordo com pesquisa, 54% dos concurseiros são mulheres. Desse total, 68,3% estudam para no máximo duas áreas do serviço público ao mesmo tempo, sendo que 44,4% se dedicam às provas do Poder Judiciário e 23,9% aos concursos do Poder Executivo.

Segundo o coordenador da pesquisa, Henrique Guimarães, homens e mulheres buscam estabilidade, plano de carreira e bons salários. No entanto, as mulheres também procuram por horários de trabalho mais regulares. “Essa decisão fica mais evidente quando elas resolvem ter filhos, pois dão prioridade à família escolhendo carreiras com carga horária menor”, ressalta Guimarães.

O levantamento foi feito com base em questionários respondidos por usuários e visitantes do portal Rota dos Concursos. Ao todo, 747 pessoas de todo o país responderam às perguntas.

Acompanhe o noticiário de Servidor público pelo Twitter


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra