terça-feira, 9 de abril de 2013

Procuradoria confirma aplicação de lei que garante 50% da remuneração das carreiras federais nos cursos de formação


AGU     -     09/04/2013




A Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu comprovar o devido pagamento de incentivo de 50% sobre os proventos iniciais de carreira recebidos durante curso de formação da Polícia Federal. Os advogados públicos explicaram que a União paga, como forma de manutenção e incentivo, não só aos policiais, mas a todos os cargos da administração federal em formação, esse auxílio financeiro, conforme estabelece a Lei 9.624/98.

Um participante do curso questionou o pagamento da remuneração, entendendo que o valor real seria de 80% sobre o salário inicial do cargo, nos termos do Decreto-lei nº 2.179/84. Por isso, requereu na Justiça uma diferença de 30% nos proventos recebidos durante a formação para Agente da Polícia Federal, realizada em 2007, destinada a capacitar os aprovados no concurso público da PF, aprendendo técnicas policiais e conhecimentos diversos, para ao final tomar posse do cargo.

A Procuradoria da União no Estado do Piauí (PU/PI) contestou o pedido, explicando que o autor recebeu corretamente 50% do valor da remuneração da classe inicial do cargo, conforme previsão da Lei nº 9.624/98. A unidade da AGU destacou que o decreto mencionado pelo policial não seria aplicável ao caso, pois, mesmo sendo federal, tem seu âmbito restrito à Polícia Civil do Distrito Federal, o que lhe confere status de norma distrital.

O Juizado Especial Federal da Subseção Judiciária de Parnaíba conheceu a legalidade do pagamento de 50% da remuneração pela União e julgou improcedente o pedido do autor. "Sendo o autor agente da Polícia Federal, aplicável a regra geral imposta pela Lei nº 9.624/98, segundo o qual o candidato fará jus, a título financeiro, a 50% da remuneração da classe inicial a que estiver concorrendo, em consonância com o Edital do concurso", destacou um trecho da decisão.

A PU/PI é uma unidade da Procuradoria-Geral da União, órgão da AGU.

Acompanhe o noticiário de Servidor público peloTwitter


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra