sábado, 6 de abril de 2013

Capacitação a distância do TCU qualifica servidores públicos de todo país


BSPF     -     06/04/2013




Desde 2009 o Instituto Serzedello Corrêa (ISC), do Tribunal de Contas da União (TCU), oferece cursos gratuitos de capacitação para servidores públicos em todas as esferas do governo. Realizado mensalmente e a distância, os cursos já formaram 100 mil pessoas e atenderam mais de 2,2 mil municípios brasileiros.

Além de oferecer para os servidores do próprio TCU um aprendizado específico para aprimoramento do trabalho prestado para a sociedade, os cursos de capacitação ainda formam gestores para que diminuam as irregularidades na aplicação dos recursos públicos.

Para o diretor-geral do ISC, Adriano Amorim, o principal objetivo da iniciativa é ensinar aos servidores boas práticas e normas que regulamentam a administração pública. “Nossos cursos tentam fazer com que esses gestores realizem um trabalho de forma mais aprimorada, reduzindo assim as irregularidades”, observa Amorim.

Ao longo do ano são realizados seis ciclos bimestrais. Em cada ciclo o ISC oferece sete cursos, que versam sobre orçamento, prestação de contas, convênios, estrutura da gestão pública, controles na administração, entre outros. O curso mais procurado pelos servidores está voltado para licitação e contratos.

Uma equipe capacitada de monitores está à disposição dos servidores para auxiliar em todas as dúvidas referentes ao curso, que variam sobre a própria plataforma (ferramenta conhecida como moodle) ao cronograma de aulas.

Ermita Rodrigues, uma das monitoras dos cursos à distância, cita as principais dúvidas que surgem por aqueles que usufruem dessas especializações.

“As principais dúvidas dos usuários são referentes às senhas. As pessoas perdem suas senhas com muita facilidade. Também recebemos muitas dúvidas referentes aos certificados. Tem servidores mais antigos que não têm muito contato ainda com internet e eles possuem muitas dúvidas sobre o papel do tutor, monitor e do conteudista do curso”, exemplifica Rodrigues.

Quem se inscreveu e participou dos cursos à distância só tem elogios para a iniciativa. Assim que soube sobre o curso de Excel ofertado pelo TCU, o servidor Celso Alves não perdeu tempo e inscreveu. O servidor garante que a escolha foi excelente.

“O curso foi exatamente o que eu esperava: muito produtivo e bem estruturado, porque o tema é sobre algo que uso muito no trabalho e é um tipo de treinamento que tem muita demanda. Nós mexemos muito pouco nas funcionalidades dos programas com os quais lidamos”, exalta Alves.

Para participar dos cursos os servidores e gestores de todo país podem entrar em contato por meio do site 

www.tcu.gov.br/gestor.

Fonte:  Sindilegis

Acompanhe o noticiário de Servidor público peloTwitter


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra