sexta-feira, 5 de abril de 2013

Carro oficial usado para ir à academia


João Valadares
Correio Braziliense      -      05/04/2013




Vídeo ao qual o Correio teve acesso mostra Alessandro Teixeira. n° 2 do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, chegando a academia de ginástica em veículo chapa branca. Ele está de roupa apropriada para atividades físicas, tênis e uma garrafa de água na mão

Número dois na hierarquia do Ministério do Desenvolvimento e Indústria descumpre regra que proíbe a utilização de veículos do Estado para fins pessoais

O secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Alessandro Teixeira, o número dois na hierarquia da pasta, foi flagrado utilizando carro oficial para ir a uma academia de ginástica no Setor de Clubes Sul. No vídeo de 19 segundos, ao qual o Correio teve acesso, Alessandro aparece descendo do veículo, um Ford Fusion preto, de tênis esportivo, roupa apropriada para prática de atividades físicas e com uma garrafa de água nas mãos.

Na gravação, não há especificação de data. Entretanto, segundo registro no Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), o modelo do carro é de 2012, indicativo de que o vídeo é recente.

O automóvel com placa branca estaciona exatamente em frente à academia. Ao descer, Alessandro, que estava no banco do passageiro, olha rapidamente para a câmera e segue andando em direção à entrada do local. No Detran-DF, o carro está registrado na categoria oficial.

A legislação que regulamenta a utilização de veículos utilizados por servidores públicos é clara. A Lei n° 1.081, promulgada em 13 de abril de 1950, determina, no seu artigo 1º, que "os automóveis oficiais destinam-se, exclusivamente, ao serviço público". O artigo 4º também veda a utilização dos automóveis oficiais "em passeio, excursão ou trabalho estranho ao serviço público." Em março de 2008, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou decreto ampliando as restrições.

Antes de assumir a Secretaria Executiva do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Alessandro Teixeira foi presidente da Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Doutor em economia industrial latino-americana pela Universidade de Sussex, na Inglaterra, foi um dos responsáveis pela política industrial do governo Lula.

Teixeira também coordenou o programa de governo da presidente Dilma Rousseff e, segundo relatos de pessoas próximas ao secretário, nutre a ambição de assumir o ministério quando Fernando Pimentel deixar a pasta. Ele também foi conselheiro do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Na tarde de ontem, o Correio tentou entrar em contato com Teixeira, mas ele não atendeu as ligações. O ministério informou que o secretário executivo viajou ao exterior de férias e só deve retornar ao trabalho na próxima segunda-feira.

A reportagem mostrou o vídeo à assessoria de imprensa do ministério no fim da tarde de ontem. À noite, a assessoria respondeu apenas "que o uso de veículos oficiais no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior obedece ao disposto no Decreto n° 6.403, de 17 de março de 2008, que prevê a utilização de veículo institucional por ocupantes de cargo de natureza especial".

Colaborou Rosana Hessel

O que diz a lei

Veja as principais normas de utilização de carros oficiais no governo federal, regida pela Lei n° 1.081/50, e pelo Decreto ° 6.403/2008:

- Os automóveis oficiais destinam-se, exclusivamente, ao serviço público.

- O uso dos automóveis oficiais só será permitido a quem tenha obrigação constante de representação oficial pela natureza do cargo ou função.

- As repartições que, pela natureza dos seus trabalhos, necessitarem de automóveis, para efeito de fiscalização, diligência, transporte de valores e serviços semelhantes, terão carros à disposição tão somente para execução desses serviços.

- É rigorosamente proibido o uso de automóveis oficiais a chefes de serviço ou servidor cuja função seja meramente burocrática e que não exija transporte rápido; no transporte de família do servidor do Estado ou de pessoa estranha ao serviço público; em passeio, excursão ou trabalho estranho ao serviço público.

- É terminantemente proibida a guarda de veículo oficial em garagem residencial.

- O funcionário que cometer qualquer infração nesse sentido será submetido a penalidades estabelecidas nos estatutos dos funcionários públicos federais.

Acompanhe o noticiário de Servidor público peloTwitter


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra