quarta-feira, 10 de abril de 2013

CDH apresentará proposta de plano de carreira para funcionários locais de embaixadas brasileiras


Agência Senado     -     10/04/2013




Será apresentado pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) projeto de lei para criar plano de carreira para funcionários locais de representações brasileiras no exterior. O texto foi proposto pela Associação dos Funcionários Locais no Exterior (Aflex). Em reunião nesta quarta-feira (10), a CDH decidiu levar a proposição ao exame do Senado.

A iniciativa é uma tentativa de resolver problemas trabalhistas envolvendo funcionários contratados pelo governo brasileiro no exterior. Conforme argumentação da Aflex, esses funcionários são contratados conforme as leis do país onde está a embaixada brasileira, resultando em insegurança, em razão das legislações diferentes.

O quadro de pessoal das representações brasileiras é formado por funcionários locais e por servidores efetivos das carreiras do serviço exterior - estes regidos por legislação própria e pelo Estatuto do Servidor Público.

No relatório a favor da apresentação da proposta, Paulo Paim (PT-RS) explica que a associação propõe conceder àqueles que prestam serviço nas embaixadas brasileiras os mesmos direitos assegurados aos trabalhadores no Brasil.

A presidente da CDH, Ana Rita (PT-ES), explicou que a comissão tem entre suas funções justamente acolher sugestões da sociedade. Ela relatou encontro em que funcionários das embaixadas brasileiras relataram problemas que seriam consequência de falta de legislação única e respeito às garantias trabalhistas.

A proposta estabelece, entre outros, o ingresso na carreira por meio de processo seletivo público; o direito a salário não inferior ao praticado no mercado local; e a possibilidade de inscrição no sistema previdenciário brasileiro ou de inscrição em fundo de pensão privado no local de prestação de serviço. O projeto passará a tramitar no Senado como de autoria da CDH.

Acompanhe o noticiário de Servidor público peloTwitter


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra