quarta-feira, 10 de abril de 2013

Comissão mista aprova MP que prorrogou contratos do FNDE


Agência Câmara Notícias      -     10/04/2013




A comissão mista que analisa a Medida Provisória 602/12 aprovou nesta quarta-feira (10) o parecer do relator, deputado Beto Faro (PT-PA). A MP autoriza a prorrogação, até 30 de junho deste ano, de 97 contratos temporários do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Os contratos venceram em 31 de dezembro de 2012. O texto ainda será votado pela Câmara e pelo Senado.

Em relação ao Censipan, a prorrogação, pelo governo, dos contratos vigentes em 1º de junho de 2011 teve objetivo evitar a perda de recursos humanos com elevada experiência e especialização, uma vez que se prorroga a possibilidade de renovação de contratos temporários de pessoal, por excepcional interesse público. A prorrogação favorece as coordenações gerais e centros regionais de Belém (PA), Manaus (AM) e Porto Velho (RO).

Quanto ao FNDE, a medida autoriza a prorrogação de 60 contratos vigentes em dezembro de 2012, até que seja possível substituí-los por servidores aprovados em concurso público em andamento. A prorrogação não gera aumento de despesa, uma vez que os contratos temporários já existem e sua prorrogação apenas exigirá do fundo a manutenção da dotação específica para essa finalidade.

O deputado Beto Faro rejeitou oito emendas apresentadas à matéria. A comissão mista da MP 602/12 foi presidida pelo senador Valdir Raupp (PMDB-RO).

Servidores da AGU

A MP também prorroga até o fim de 2014 a possibilidade de recebimento da gratificação de representação de gabinete ou da gratificação temporária pelos servidores ou empregados requisitados pela Advocacia-Geral da União (AGU). Esse prazo venceria em 31 de dezembro de 2012.

Faro ressalta que a MP não acarreta aumento de despesa pública. “A prorrogação dos prazos exigirá apenas dos órgãos competentes a manutenção de dotações orçamentárias específicas”, argumenta.

Acompanhe o noticiário de Servidor público peloTwitter


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra