segunda-feira, 29 de abril de 2013

Concurso para 600 vagas na PF é reaberto


O DIA     -     29/04/2013



 
Novo edital será divulgado até amanhã e provas estão previstas para julho deste ano. STF exige reserva de vagas para deficientes e igualdade na disputa pelas chances

Rio -  Foi retomado o concurso para 600 vagas na Polícia Federal, que havia sido suspenso pelo Superior Tribunal Federal (STF) em julho do ano passado por não ter vagas reservadas para deficientes. Os editais de retificação devem ser publicados entre hoje e amanhã. Como as provas estão previstas para julho deste ano, o momento é de se concentrar nos estudos e na preparação para os exames de aptidão física.

Quem já vinha se preparando para o concurso deve aproveitar o momento para estudar os assuntos com maior peso nas provas ou aqueles em que tem mais dificuldade. Além disso, de acordo com o diretor do site Concurso Virtual, Alexandre Prado, o foco do candidato nesse momento deve ser em simulados e exercícios, que ajudam a fixar o conteúdo.

O especialista alerta: “Quem nunca estudou para concursos e não conhece as matérias cobradas terá dificuldade para estudar em três meses e passar. Mas o candidato que já vinha estudando terá chances de conquistar a vaga se nesse momento fizer um bom planejamento de estudos que contemple tanto teoria quanto exercícios”.

Alan Vasconcelos, 23, sempre sonhou em passar no concurso da Polícia Federal. Para isso, ele se formou em Direito e abriu mão até de relacionamentos. “Namorar é complicado, pois dedico todo o meu tempo livre ao concurso”, conta o jovem, que estuda cerca de cinco horas por dia durante a semana e até 10 horas nos domingos, além de assistir aulas na Academia do Concurso aos sábados.

Segundo Alexandre Prado, porém, o mais importante é a qualidade do estudo e não a quantidade de horas. O especialista ressalta a necessidade de fazer atividades físicas: “A rotina de exercícios, além de ser importante para o teste de aptidão física, ajudará na assimilação das disciplinas exigidas no concurso”.

Reserva de vagas para deficientes

O Supremo Tribunal Federal determinou que haja reserva de vagas para as pessoas com deficiência nos cargos policiais, como prevê a Constituição, mas ratificou que esses candidatos devem concorrer em condição de igualdade aos demais, ou seja, serão submetidos aos mesmos testes, avaliações e exames.

Após a divulgação do edital, serão reabertas novas inscrições para todos os candidatos, deficientes ou não. Quem já havia feito a inscrição pode optar entre continuar participando do concurso ou solicitar a devolução do valor da taxa. Além disso, será possível alterar o local de prova e mudar a inscrição para concorrer como deficiente, desde que o candidato atenda às exigências previstas no novo edital.

Para o advogado especializado em concursos públicos, Sergio Camargo, os exames devem respeitar as limitações físicas dos deficientes e os mesmos devem ser alocados em funções que estejam de acordo com a sua condição. “A administração pública deve se adaptar para prever funções que se adequem às limitações dos candidatos com deficiência, não podendo exigir deles performance idêntica àqueles que não têm necessidades especiais”, explica.

Acompanhe o noticiário de Servidor público pelo Twitter


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra