quinta-feira, 18 de abril de 2013

Deputados vão acompanhar negociação salarial entre governo e peritos do Incra


Agência Câmara Notícias     -     18/04/2013




Secretário diz que Planejamento dificilmente fará proposta diferente da rejeitada pelos servidores no ano passado. Deputada defende “pressão legítima” sobre o Executivo para garantir aumento pedido pela categoria.

O presidente da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, deputado Roberto Santiago (PSD-SP), decidiu, nesta quinta-feira (11), criar um grupo de trabalho, a fim de acompanhar as negociações para aumento salarial dos peritos federais agrários – servidores do Instituto Nacional da Colonização e Reforma Agrária (Incra) – com o governo.

“Vamos constituir o colegiado para participar ativamente das negociações coletivas”, disse Santiago. Os integrantes do grupo de trabalho ainda não foram definidos. Representantes dos servidores e do Executivo participaram, na Câmara, de audiência pública para analisar a situação dos peritos agrários.

Na opinião da deputada Fátima Pelaes (PMDB-AP), que solicitou o debate, é importante os parlamentares fazerem uma “pressão legítima” sobre o governo para garantir o aumento pedido pela categoria. “A mobilização deve continuar porque isso vai dar resultado”, afirmou aos servidores. O Ministério do Planejamento terá uma reunião com os peritos no dia 9 de maio com o objetivo de tentar um acordo.

Equiparação

Os 1.200 peritos agrários (entre ativos, aposentados e pensionistas) querem equiparação com a carreira de fiscal federal agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Os dois cargos são exercidas por engenheiros agrônomos e, atualmente, o salário dos peritos vai, em início de carreira, de R$ 5 mil a R$ 7,5 mil, o que corresponde a cerca de 40% dos ganhos dos fiscais.

O vice-presidente do Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários, Sávio Feitosa, explicou que os peritos não aceitaram o aumento proposto pelo governo em 2012 para todas as carreiras federais de 15,8% em três anos, porque não resolveria a diferença salarial existente hoje. “Nosso salário continua muito aquém das outras carreiras de Estado. A remuneração é inferior à de técnico agrícola do MAPA”, ressaltou. Os peritos agrários foi uma das cinco categorias que não acataram o acordo de 2012 de reajuste com o Executivo.

Mesma proposta

Já o secretário de Relações do Trabalho no Serviço Público do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, disse que, dificilmente, o governo fará uma proposta diferente da rejeitada pelos servidores no ano passado. “Qualquer tentativa de equalizar isso vai demorar um tempo maior e vai ter de indicar uma discussão na negociação um pouco mais complexa”, declarou.

A proposta do Executivo dava um aumento de pouco mais de 30% para o topo da carreira, contra os 15,8% concedidos em três anos para a maior parte dos servidores federais.

O deputado Paulo Rubem Santiago (PDT-PE) questionou a inviabilidade do governo em conceder a isonomia aos cargos. Ele lembrou que o orçamento do Ministério de Desenvolvimento Agrário, do qual o Incra faz parte, reduziu de 1% do montante total federal em 2003 para 0,8% em 2012. “Não há incapacidade fiscal para se caminhar para uma isonomia. Vamos trabalhar para retomar o patamar que tínhamos em 2004”, afirmou.

Incra

O Incra é uma autarquia federal criada em 1970 com a missão prioritária de realizar a reforma agrária, manter o cadastro nacional de imóveis rurais e administrar as terras públicas da União. A instituição é dividida em 30 superintendências regionais espalhadas pelo País. Cerca de 50 servidores acompanharam o debate na comissão nesta quinta.

Acompanhe o noticiário de Servidor público pelo Twitter


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra