segunda-feira, 8 de abril de 2013

INSS inicia estudo sobre Previdência Complementar do servidor


Primeira Edição     -     08/04/2013



 
O objetivo é conhecer o novo regime para atender a demanda dos servidores

A equipe da Seção de Gestão de Pessoas da Gerência do INSS Maceió iniciou um ciclo de estudos sobre o Regime de Previdência Complementar do Servidor Público, instituído pela Lei 12.618, na semana passada, dia 4 de abril. O objetivo do grupo de estudo é conhecer a legislação sobre o Regime, visando atender as demandas dos servidores. A atividade é realizada pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento do INSS, através da educadora Alessandra Buarque e conta com a participação dos servidores que atuam com aposentadoria, cadastro e pagamento naquela seção.

Com a publicação da Emenda Constitucional n° 41/2003 e da Lei 12.618, os servidores que ingressam no serviço público federal a partir de 4 de fevereiro deste ano irão contribuir para o Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos (RPPS) com 11% sobre o valor de sua remuneração até o teto do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), atualmente fixado em R$ 4.159,00. Desse modo, ao se aposentar pelo RPPS, o valor máximo a ser recebido por esses servidores será o do teto do RGPS.

Para complementar a sua aposentadoria, esses servidores podem aderir voluntariamente ao plano de benefícios da Funpresp-Exe. O servidor inscrito nesse plano realizará uma contribuição mensal sobre o valor que passar o teto do RGPS, obtendo uma contrapartida igual da União até o limite de 8,5%. O plano possui três opções de faixas de contribuição: 7,5%, 8% e 8,5%.

O servidor que ingressou no serviço público antes de 4 de fevereiro também pode aderir à Funpresp-Exe. Ele pode migrar, com direito ao benefício especial ou então ele pode entrar como participante alternativo, semelhante a previdência complementar oferecida pelos bancos. Os servidores que optarem pela migração também terão direito à contrapartida da União sobre os valores que ultrapassarem o teto do RGPS. Já os participantes alternativos não possuem esse benefício.

Funpresp-Exe - A administração e execução dos planos de benefícios da Previdência Complementar dos servidores públicos federais são realizados pela Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo (Funpresp-Exe). A entidade é uma fundação pública de direito privado, vinculada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, a Funpresp-Exe e é constituída de Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Diretoria Executiva. Para o Conselho Deliberativo foram nomeados seis membros e para o Conselho Fiscal, quatro. Os titulares e suplentes indicados terão mandato de dois anos. O endereço na internet é www.funpresp-exe.com.br/.

A Diretoria Executiva tem mandato de três anos e é composta pelo diretor-presidente, diretor de investimentos, diretor de seguridade e diretor de administração. a Funpresp-Exe cuidará da elaboração e aprovação do regimento interno da Fundação.

Acompanhe o noticiário de Servidor público peloTwitter


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra