quinta-feira, 4 de abril de 2013

Planejamento só libera um terço das vagas solicitadas pelo BC


BSPF     -     04/04/2013




Ministério autoriza concurso para preencher 515 cargos de níveis médio e superior no Banco Central. Alegando risco de colapso, instituição pedia a contratação de 1,6 mil profissionais. Autarquia tem déficit de pessoal

O Ministério do Planejamento só autorizou a liberação de um terço das 1,6 mil vagas solicitadas pelo Banco Central, a serem preenchidas em concurso público. A pasta da ministra Miriam Belchior deu sinal verde para a contratação de 515 funcionários pelo BC: 400 analistas, 100 técnicos e 15 procuradores. Apesar de ser um concurso público com um volume considerável de oportunidades, o número de postos não resolverá o déficit de profissionais da instituição.


Em documento enviado em setembro de 2012 ao Planejamento, o Banco Central requisitou o preenchimento de 1.600 cargos vagos – a serem ocupados entre 2013 e 2014. Conforme os números mais recentes divulgados pelo próprio Ministério do Planejamento, houve um recuo de quase 10% no número de trabalhadores ativos no BC desde 2006. Em compensação, houve um avanço de 27,9% no número de aposentados no mesmo período.

Desde o processo seletivo anterior, realizado entre o final de 2009 e o início de 2010, fala-se amplamente da defasagem no quantitativo. Tanto o Banco Central quanto o Sindicato Nacional dos Servidores do Banco Central (Sinal) alertam para o risco iminente de “apagão” de servidores. Se as expectativas de aposentadorias se concretizarem até 2014, mais de 3 mil cargos ficarão vagos no Bacen. Os números mostram o estado de atenção: há sete anos, os ativos representavam 60% do total de pessoal vinculado ao banco, contra os atuais 51%.

Aposentadorias

Por outro lado, os aposentados eram 39% e, agora, ocupam a fatia de 48%. Hoje, o número de cargos desocupados chega a 1.566, somando-se técnicos e analistas. A capacidade máxima autorizada na Lei 9.650/1998, que dispõe sobre o plano de carreira da categoria, é de 6.170 analistas e técnicos. Para suprir o vazio atual e demandas previstas para os próximos anos, cogitou-se que a instituição solicitaria o preenchimento de até 1,8 mil vagas, o que não se concretizou. Na visão de servidores do Banco Central que preferem não se identificar, o governo tem demonstrado pouca preocupação com o risco de colapso na instituição.

O problema mais grave é a avalanche de aposentadorias, que está atingindo, principalmente, altos cargos, afetando diretamente a continuidade dos processos. No cenário traçado em 2011, o Departamento de Gestão de Pessoas (Depes) esperava que, no ano passado, 279 servidores deixassem o trabalho por terem cumprido os requisitos para se aposentarem. Entretanto, essa projeção foi atingida em meados do ano, quando já havia a confirmação de 230 aposentadorias. Dias antes da publicação da liberação no Diário Oficial da União, o presidente do Sinal, Sérgio Belsito, admitia que o governo estava “endurecendo”.

As negociações para recompor a força de trabalho estão em pauta desde 2007, quando teve início o processo de reestruturação e valorização das carreiras de Estado. De lá para cá, o Bacen conseguiu realizar um concurso público para 520 vagas – 350 para analista, 150 para técnicos e 20 para procuradores – e solicitou o aproveitamento de 50% mais aprovados que programado em edital, de acordo com o que permite o Decreto 6.944/2010, legislação que traça regras gerais de concursos e nomeações no Executivo Federal.

Último concurso

Em 2009, a Fundação Cesgranrio foi responsável pela seleção para analistas e técnicos; e o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe/UnB), pela seleção de procuradores. Somados, os concursos atraíram quase 250 mil candidatos. Para concorrer ao cargo de técnico, exige-se a conclusão do nível médio; para analista, é necessário ter graduação em qualquer área de formação e, para procurador, exige-se a graduação em Direito e inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Naquele momento, os candidatos a analista e técnico foram selecionados com provas objetivas e discursivas e os aprovados tiveram de acertar, pelo menos 75%, das avaliações. O grupo que tomou posse ao longo da validade do processo seletivo foi composto, principalmente, de profissionais que deixaram a iniciativa privada atraídos pela estabilidade e pela remuneração. Perfil diferente do concurso anterior, de 2005/2006, quando o Bacen atraiu um maior número de recém-formados. A mudança de perfil se deu, principalmente, como consequência da valorização salarial promovida pelo então presidente Lula, que reajustou significativamente os salários da categoria. No edital de 2005, a remuneração dos analistas era de R$ 6,2 mil e, no de 2009, havia pulado para R$ 12,4 mil.

Internamente, a autarquia tem trabalhado para otimizar seus processos, fazendo “mais com menos” e investindo na informatização e na capacitação do servidores nas áreas de gestão e gerência. Por isso, espera-se que, na seleção que deve ter início até setembro, sejam buscados perfis com essas características.

 Ainda não foi definido quem poderá aplicar a prova, fator decisivo para quem está se preparando. Cogita-se os nomes da própria Fundação Cesgranrio e da Escola de Administração Fazendária (Esaf), que tem como marca registrada a realização de concursos para a área fiscal.

 Também não há informações preliminares da distribuição das oportunidades, já que o Banco Central tem a sede em Brasília e regionais em nove capitais. No último concurso, os aprovados mais bem colocados tiveram preferência em escolher onde gostariam de trabalhar, fato que não ocorreu em 2006, quando  a concorrência ocorreu separadamente em cada praça. As definições devem ser anunciadas nos próximos meses.

Fonte: Congresso em Foco   

Acompanhe o noticiário de Servidor público pelo Twitter


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra