sexta-feira, 12 de abril de 2013

Procuradoria assegura reposição de R$ 110 milhões por pagamento indevido de reajuste aos servidores da UFMS


AGU     -     12/04/2013



 
A Advocacia-Geral da União (AGU) assegurou, na Justiça, a reposição de R$ 110.740.414,13 aos cofres públicos por conta do reajuste indevido de remunerações pagas pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

O valor, que foi atualizado até novembro de 2012, corresponde ao percentual de 47,94% de aumento salarial concedido por meio de liminar e embutidos na folha de pagamento de parte dos servidores ativos e inativos da instituição de ensino durante oito anos.

O reajuste começou a ser pago após o Sindicato dos Trabalhadores Técnicos e Administrativos da UFMS obter na primeira instância, em decisão monocrática, a determinação para que os servidores passassem a percebê-lo, a partir de dezembro de 1996.

Contudo, a Procuradoria Federal em Mato Grosso do Sul (PF/MS) entrou com recurso para suspender os efeitos da decisão. O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) acolheu a manifestação dos procuradores e julgou improcedente o pedido formulado pelo sindicato, remetendo os autos à primeira instância para cálculo dos valores devidos à Universidade e início da reposição dos valores.

Após as tentativas da entidade de recorrer da decisão, que não tiveram êxito, o processo transitou em julgado em setembro de 2008. A PF/MS oficiou então a Gerência de Recursos Humanos da UFMS para que notificasse os mais de 1.200 servidores envolvidos para que devolvessem ao erário os valores recebidos indevidamente, nos termos do artigo 46 da Lei 8.112/90.

Em processo administrativo instaurado no âmbito da Universidade para o encaminhamento regular da decisão, os procuradores federais emitiram a Nota Técnica 004/2012. No documento, a Advocacia-Geral lembrou que, há muito tempo, a doutrina e a jurisprudência se consolidaram no sentido de serem devidas as reposições ao erário de valores recebidos de decisões judiciais posteriormente cassadas, como é o caso dos servidores da UFMS.

Neste ponto, a orientação dos procuradores foi para que se considerasse a jurisprudência pacificada de que inexiste ilegalidade no desconto de valores dos vencimentos dos servidores, pois o contrário justificaria o enriquecimento sem causa em detrimento ao erário. O Superior Tribunal de Justiça já havia, inclusive, consolidado que "é obrigatória a devolução de vantagem patrimonial paga pelo erário público em face de cumprimento de decisão judicial precária posteriormente cassada".

A Procuradoria também orientou a UFMS para que a Gerência de Recursos Humanos da instituição apurasse, caso a caso, quais servidores que já vêm efetuando a reposição dos valores pagos indevidamente, de modo que não ocorram descontos em duplicidade.

Os servidores estão sendo intimados desde o mês de março deste ano, gradativamente, quanto às parcelas correspondentes à reposição. O desconto em seus vencimentos deve começar a ser efetuados a partir da próxima folha de pagamento, na medida em que os comprovantes de intimação forem retornando à Gerência de Recursos Humanos da UFMS.

A PF/MS é uma unidade da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.

Acompanhe o noticiário de Servidor público pelo Twitter


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra