quinta-feira, 18 de abril de 2013

Quarentena no serviço público é ampliada para seis meses


Gabriela Guerreiro
Folha de S. Paulo     -     18/04/2013




Ex-servidor poderá ser remunerado no período

Brasília - O Senado aprovou anteontem projeto que amplia para seis meses o período de quarentena no serviço público.

O texto, que também estabelece situações de conflitos de interesse para os ex-servidores do Executivo, segue para sanção de Dilma Rousseff. A proposta já havia sido aprovada pela Câmara.

O projeto oficializa o período no qual ex-servidores ficam impedidos de firmar vínculos profissionais com empresas com interesses relacionadas ao seu antigo posto.

Pelo texto, ex-servidores que desobedecerem o prazo podem responder por improbidade administrativa.

O Código de Ética de Conduta da Comissão de Ética Pública da Presidência já estabelece a quarentena de quatro meses para diversos níveis do funcionalismo federal. Com a aprovação do projeto, o artigo será revogado.

A proposta aprovada pelos senadores não estabelece uma remuneração para o período de quarentena, mas abre uma brecha para que ela possa ser paga --caso exista a avaliação de que o ex-servidor não pode exercer atividade sem conflito de interesses.

As novas regras valem para ministros, dirigentes de autarquias, fundações públicas, empresas públicas ou sociedades de economia mista e funcionários do grupo de direção e assessoramento superiores.

Acompanhe o noticiário de Servidor público pelo Twitter


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra