terça-feira, 2 de abril de 2013

Salários pagos por empresas públicas poderão ter divulgação


BSPF     -     02/04/2013




Empresas públicas, sociedades de economia mista, fundações e autarquias públicas poderão ser obrigadas a divulgar a remuneração paga aos seus empregados e servidores. A exigência, que já alcança a maioria do funcionalismo público do país, poderá ser aprovada, nesta quarta-feira (3), pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

A publicização dos vencimentos de servidores federais, estaduais, distritais e municipais passou a ser obrigatória com a aprovação da Lei de Acesso à Informação (Lei 11.527/2011). No entanto, como a medida não se aplica às empresas públicas e sociedades de economia mista, o senador Roberto Requião (PMDB-PR) resolveu suprir a lacuna por meio de uma proposta de emenda à Constituição (PEC 3/2012).

A iniciativa em questão estabelece a divulgação mensal, mediante relação nominal, de remuneração e demais valores pagos aos empregados de empresas públicas e sociedades de economia mista. Ficam resguardados - exclusivamente e mediante justificação - os casos cujo sigilo da identificação do empregado seja indispensável à segurança da sociedade e do Estado.

“Trata-se de dar ao cidadão e à opinião pública instrumento imprescindível à fiscalização do gasto público”, sintetizou Requião.

Relator da matéria, o senador Luiz Henrique (PMDB-SC) recomenda sua aprovação por reconhecer “o interesse público, a justeza e a necessidade da medida”.

“A prevalência do princípio da publicidade administrativa, e o óbvio descabimento de se falar em proteção da intimidade e vida privada de agentes públicos, porquanto remunerados por verbas públicas, são razões bastantes ao acolhimento da proposição”, afirma Luiz Henrique.

Por meio de emenda, o relator decidiu ampliar o alcance da PEC 3/2012, estendendo a exigência de divulgação de vencimentos aos servidores de autarquias e fundações públicas.

Votação adiada

A PEC 3/2012 constou da pauta da CCJ da última quarta-feira (27), mas teve sua votação adiada por pedido de vista coletiva. Na ocasião, o senador Humberto Costa (PT-PE), apesar de se declarar favorável à proposta, ponderou que a divulgação dos ganhos de dirigentes de entidades públicas que competem no mercado com empresas privadas poderia trazer prejuízos a suas operações.

Por outro lado, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) acredita que a aprovação da proposta não deverá ameaçar a competitividade das empresas públicas.

- Algumas empresas privadas já têm por norma revelar a remuneração de seus funcionários e consideram que isso não prejudica a competitividade - considerou Suplicy.

Na opinião do senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO), os vencimentos de qualquer pessoa "que põe a mão em dinheiro público" devem ser de conhecimento geral.

Se confirmada a aprovação pela CCJ, a PEC seguirá para dois turnos de votação no Plenário.

Fonte: Agência Senado

Acompanhe o noticiário de Servidor público pelo Twitter


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra