sábado, 11 de maio de 2013

Duas propostas divergentes para criação de uma gratificação da Sesai


BSPF     -     11/05/2013




Duas propostas divergentes para criação de uma gratificação para os trabalhadores da Secretaria de Saúde do Índio (Sesai) estão postas em debate no processo de negociação sobre o tema. Uma (veja aqui), protocolada pela Condsef ainda em 2011 no Ministério do Planejamento, é fruto de debates e aprovada pelos próprios servidores em um encontro nacional da categoria. A outra (confira aqui) foi apresentada recentemente pelo Ministério da Saúde (MS) e não contou com a participação dos trabalhadores. Essencialmente as duas trazem uma diferença: enquanto os servidores buscam valores iguais na gratificação, o governo propõe valores diferentes a depender do estado onde o servidor estiver lotado. 

A luta para a criação de uma gratificação da Sesai começou no momento em que a secretaria foi criada, em 2010, com a promessa do governo de que apresentaria uma proposta para os trabalhadores redistribuídos da Funasa para formar a secretaria. Desde então a Condsef cobra do governo a construção de uma proposta em conjunto com os trabalhadores. A apresentada pelo MS não contempla os anseios da categoria. Por isso, a Condsef orienta suas entidades filiadas a promover debates nas bases com as propostas colocadas. No dia 21 deste mês a entidade participa de uma reunião no Planejamento sobre o tema. A Confederação vai defender junto ao governo o que a maioria dos servidores decidir em assembleia.

PLS é outra preocupação

Outro tema que preocupa e deve ser debatido pelos trabalhadores da Sesai e da Funai diz respeito a um projeto (PLS 173/11) que está na Câmara dos Deputados desde 2011. A proposta prevê a criação de uma Secretaria Nacional de Saúde do Índio atrelada à Presidência da República que faria a junção da Funai com a Sesai. De novo, o projeto foi criado no Senado sem o devido debate com os trabalhadores e está na Comissão de Constituição e Justiça para ter sua constitucionalidade votada.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra